quinta-feira, 25 de maio de 2017

A Escola para TODOS(AS). A propósito da inclusão e da integração…

 
A Escola para TODOS(AS) começa dentro cada um de nós. Se no contexto social, familiar e escolar se produzem discursos preconceituosos e até se preconizam atos discriminatórios, qual a mentalidade que se está a gerar para a vivência dentro de uma sociedade que deve assentar no respeito e na aceitação da diversidade?
A Escola para TODOS(AS) procura o melhor de cada individualidade, sem procurar superiorizar ou diminuir algum indivíduo perante os outros. O mundo de cada um de nós é único e especial, mas quem é que determina o grau de superioridade ou inferioridade do mesmo comparativamente com os outros mundos? Talvez as mentes isoladas que vivem no «condomínio fechado» que criaram à sua volta.
A Escola para TODOS(AS) valoriza a educação para a diferença. Aliás, assume-a como uma prioridade, tendo que ser trabalhada e validada diariamente pela família, pela escola e por toda a sociedade. Uma diferença que deve unir e não separar. Contudo, se essa diferença tiver que separar, por grandes incompatibilidades, não deve contemplar o desrespeito pelo outro e a violência.
A Escola para TODOS(AS) é o ato de nos colocarmos no lugar dos outros. É um exercício poderoso para aumentar a nossa sensibilidade interpessoal, de conseguirmos gerir de forma inteligente as nossas emoções e de lutarmos pelo respeito dos direitos humanos.
A Escola para TODOS(AS) é a realidade que um dia foi sonhada. É nocivo viver muito tempo com a perceção que somos impotentes ou atribuirmos o rótulo de «impossível» para o alcance de metas difíceis. Sigamos as palavras do músico Pedro Abrunhosa, quando nos diz, numa das suas obras musicais, «vamos fazer o que ainda não foi feito.». Sejamos audazes!
A Escola para TODOS(AS) deseja muito o dia de hoje porque ontem foi um dia maravilhoso. A nossa capacidade de tornarmos o mundo mágico, sem precisarmos de truques de ilusão, fará da vida um momento muito especial, consequência de um quotidiano respeitador das caraterísticas e das escolhas individuais.
A Escola para TODOS(AS) é tudo isto e muito mais, mas o restante quero aprender consigo...
 
Tiago Sá Balão
 
Fonte: MaiaHoje por indicação de Livresco

Sem comentários: