quarta-feira, 20 de junho de 2012

Paralisia Cerebral: Seminário sobre "desafios da inclusão"

A Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) vai promover, na próxima sexta-feira, o seminário 'Desafios da Inclusão' no âmbito da Escola para Todos, no auditório da Escola do Cerco, no Porto.

O seminário, que tem início às 09:00, vai debruçar-se sobre o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) e terá a presença de oradores ligados à saúde e à educação.

A comissão de honra é composta por diversas personalidades também destas áreas e pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e pelo ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, divulgou em comunicado a APPC.

O documento refere que é "urgente analisar o caminho percorrido" desde a criação, em 2009, do CRI, que, através do estabelecimento de um protocolo com o Ministério da Educação, levou a "60 escolas de 17 agrupamentos escolares do concelho do Porto" novos profissionais de reabilitação, tendo assim apoiado 530 crianças entre os seis aos 16 anos, "num processo que envolveu 100 professores do ensino especial e 35 técnicos especializados".

Com este novo método de trabalho, "importa avaliar para perspetivar o futuro", sustentou a APPC, afirmando que é agora possível alunos, pais e professores terem um "contacto direto e individualizado" com os profissionais de reabilitação, o que permite encontrar um "plano educativo específico" para cada aluno com dificuldades educativas especiais.

O seminário vai ter ainda, a partir das 15:30, espaço para debate. Para participar no programa, é necessária inscrição prévia.

Sem comentários: