segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Educação Especial será reforçada no próximo ano lectivo


Escolas vão contar com mais 80 docentes especializados.

A Secretária Regional da Educação e Formação anunciou hoje (sábado) que no próximo ano lectivo as escolas vão contar com mais 80 docentes especializados, fruto da conclusão de uma pós-graduação na área da Educação Especial, ministrada na Universidade dos Açores.

Lina Mendes, que falava na abertura do “Encontro Internacional sobre Educação Inclusiva: Boas Práticas”, adiantou que a região conta, actualmente, com 170 professores especializados, que trabalham com alunos com diferentes necessidades educativas especiais.

Presentemente nos Açores há 1.390 alunos, num universo de 42.700, que estão a receber apoio nas escolas, sendo que destes 936 estão no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.

“Embora sem atender às especificidades reais de cada contexto, podemos considerar que o rácio professor/alunos é de 2,1”, revelou Lina Mendes, acrescentando que o Governo “tem investido de forma contínua e crescente na requalificação e modernização do parque escolar para garantir em todas as escolas as melhores condições para um ensino de qualidade”.

No auditório da Escola Roberto Ivens, em Ponta Delgada, a governante com a pasta da Educação referiu que na última década tem havido uma crescente mudança de paradigma relativamente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, fruto do esforço dos professores e pais.

“Nos Açores, de Santa Maria ao Corvo, a escola inclusiva já é uma realidade”, afirmou Lina Mendes, recordando que em 1998 se deu início no arquipélago a uma profunda mudança no sistema de educação especial, com a criação das primeiras escolas básicas integradas com carácter inclusivo.

Segundo a Secretária Regional da Educação e Formação, desde esta altura que as escolas passaram a contar com quadros técnicos especializados, que conjuntamente com os professores, constituem equipas pluridisciplinares que trabalham para responder eficazmente às necessidades específicas de cada aluno.

“No âmbito das políticas educativas da Secretaria Regional da Educação e Formação existe uma preocupação constante em dotar as nossas escolas com recursos humanos e materiais essenciais ao integral desenvolvimento de todas as crianças e jovens”, disse Lina Mendes.

Os resultados do estudo “Avaliação da Educação Inclusiva nos Açores”, que esteve a cargo da Universidade dos Açores e Leipiz (Alemanha), dão conta que o modelo de inclusão aplicado nas escolas açorianas é muito valorizado e reconhecido, quer pelos professores, quer pelos encarregados de educação.

O principal objectivo deste estudo científico, realizado entre 2007 e 2008, foi fazer o levantamento das estruturas organizacionais necessárias para a obtenção de um ensino de sucesso para todos os alunos de modo a melhorar os padrões de qualidade do ensino no arquipélago.

Para Lina Mendes este projecto foi importante em termos de processo, mas também em termos de resultados e produtos, já que foi hoje lançado um DVD com boas práticas, a distribuir pelas escolas, e uma plataforma electrónica para facilitar o acesso à informação e conhecimento na área da educação especial.

“Estou certa que se nos unirmos em torno desta causa maior, que é a Educação, será possível sermos uma região modelo no contexto nacional e europeu ao nível da educação inclusiva”, concluiu a Secretária Regional da Educação e Formação.

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