O que é a disgrafia?
A disgrafia é uma condição neurológica em que alguém tem dificuldade em transformar os seus pensamentos em linguagem escrita pela sua idade e capacidade de pensar, apesar da exposição a instrução e educação adequadas. A disgrafia pode apresentar-se com muitos sintomas diferentes em diferentes idades. É considerada uma diferença de aprendizagem.
A escrita é um processo complexo que envolve muitas competências e funções cerebrais, incluindo:
- Boas capacidades motoras.
- Perceção espacial (capacidade de perceber o espaço à sua volta).
- Memória de trabalho (capacidade de segurar e manipular informação na sua mente).
- Codificação ortográfica (capacidade de formar, armazenar e recordar letras, números e símbolos).
- Processamento linguístico.
- Conceptualização.
- Organização.
Devido a isto, a disgrafia é de certa forma um termo de "pegar tudo" para diagnosticar problemas com a escrita e pode ser difícil de diagnosticar.
A disgrafia aparece geralmente quando as crianças estão a aprender a escrever pela primeira vez. A isto chama-se disgrafia de desenvolvimento. As pessoas também podem desenvolver a disgrafia subitamente após algum tipo de traumatismo craniano ou cerebral. A isto chama-se disgrafia adquirida.
A disgrafia é considerada uma "perturbação de aprendizagem específica" - mais especificamente, uma "perturbação de aprendizagem específica na expressão escrita".
A disgrafia é uma forma de dislexia?
A dislexia e a disgrafia são duas condições neurológicas distintas, embora sejam fáceis de confundir porque partilham sintomas e ocorrem frequentemente em conjunto.
A dislexia é uma diferença de aprendizagem que torna mais difícil para as pessoas aprenderem a ler. Se tiver dislexia, pode ler mais lentamente ou ter dificuldade em reconhecer as palavras. Muitas vezes, as pessoas com dislexia leem a um nível inferior ao esperado. As pessoas com dislexia podem ter dificuldade em dividir as palavras em sons ou em relacionar letras com sons quando leem.
A disgrafia envolve dificuldades com o ato de escrever. As dificuldades podem variar de questões com a escrita física de palavras a questões com a organização e expressão de pensamentos na forma escrita.
A disgrafia é uma forma de autismo?
A disgrafia não é uma forma de perturbação do espectro do autismo (ASD). Embora a disgrafia ocorra normalmente em pessoas com autismo, é possível ter disgrafia sem ter autismo.
A desordem do espectro do autismo é uma condição de desenvolvimento neurológico caracterizada por:
- Dificuldades nas diferenças de comunicação social.
- Dificuldades nas interações sociais.
- Padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos.
- Problemas sensoriais.
Quem é que a disgrafia afeta?
A disgrafia pode afetar crianças e adultos. Como em muitas condições de desenvolvimento neurológico, a disgrafia é mais comum em crianças a quem foi atribuído um homem à nascença (AMAB) do que em crianças a quem foi atribuído uma mulher à nascença (AFAB).
É mais provável que tenha disgrafia se outros membros da família também a tiverem, e a disgrafia é comum em crianças com perturbação do espectro do autismo (ASD) e/ou perturbação do défice de atenção e hiperatividade (ADHD).
Quão comum é a disgrafia?
A disgrafia é comum. Os investigadores estimam que 5% a 20% das pessoas têm disgrafia. O intervalo estimado é grande porque a disgrafia muitas vezes não é diagnosticada ou é mal diagnosticada.
Quais são os sinais de disgrafia?
As pessoas com disgrafia podem ter várias dificuldades diferentes quando se trata de escrever e podem falar mais fácil e fluentemente do que escrevem. Podem ter problemas com:
- Formação e/ou legibilidade da letra.
- Tamanho e espaçamento das letras.
- Ortografia.
- Coordenação motora fina.
- Taxa ou velocidade de escrita.
- Gramática.
- Composição.
As formas específicas que a disgrafia pode apresentar incluem:
- Dificuldades de escrita em linha reta.
- Dificuldades em manter e controlar uma ferramenta de escrita.
- Escrever cartas em sentido inverso.
- Dificuldades em recordar a forma como as letras são formadas.
- Ter dificuldades em saber quando utilizar letras minúsculas ou maiúsculas.
- Dificuldades em formar frases escritas com a gramática e pontuação corretas.
- Omitir palavras das frases.
- Ordenação incorreta de palavras nas frases.
- Utilização incorreta de verbos e pronomes.
Ter um destes sinais não significa que uma pessoa tenha disgrafia, mas se o seu filho tem dificuldades em aprender as aptidões básicas de escrita que são adequadas à sua idade, deve ser testado para ver se precisa de ajuda específica.
O que causa a disgrafia?
Os cientistas e neurologistas não têm a certeza do que causa a disgrafia de desenvolvimento. A escrita é uma tarefa complexa, e várias áreas do seu cérebro estão envolvidas no processo. Parece haver uma ligação genética, uma vez que a disgrafia corre frequentemente em famílias.
Como é diagnosticada a disgrafia?
O Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais 5ª edição (DSM-5) inclui a disgrafia na categoria "distúrbio específico de aprendizagem", mas não a define como um distúrbio separado e não tem critérios específicos para o diagnóstico. Isto pode tornar a disgrafia difícil - mas não impossível - de diagnosticar.
Semelhante ao processo de avaliação da dislexia, uma avaliação da disgrafia envolve uma cuidadosa consideração da disgrafia do seu filho:
- Pontos fortes e fracos da aprendizagem.
- História educacional.
- A extensão das suas dificuldades de escrita.
- O tipo de dificuldades de escrita que estão a ter.
- Que impacto teve a terapia pedagógica orientada (remediação) e o apoio nos seus atuais níveis de sucesso académico.
O diagnóstico de disgrafia é tipicamente feito num ambiente educativo por uma avaliação de equipa, que pode incluir os seguintes especialistas:
- Terapeutas ocupacionais.
- Fisioterapeutas.
- Professores de educação especial.
- Psicólogos da educação.
- Terapeutas da fala.
- Neuropsicólogos.
Quando deve o meu filho ser testado para disgrafia?
Normalmente, os testes iniciais são melhores para diferenças de aprendizagem. O seu filho pode aprender novas estratégias de escrita mais cedo, quando a disgrafia é diagnosticada precocemente. Dependendo de como o seu filho é afetado pela disgrafia, ele pode apresentar sinais da doença logo aos 5 anos de idade ou tão tarde quanto na idade adulta.
Como as exigências da escrita na escola aumentam com a idade, é importante diagnosticar a disgrafia o mais cedo possível. É também importante lembrar que nunca é demasiado tarde para obter um diagnóstico e ajuda.
A escola do seu filho pode recomendar uma avaliação para dificuldades de aprendizagem com um psicólogo educacional certificado. Peça ajuda à administração da escola para encontrar um disponível para si.
Que testes serão feitos para diagnosticar a disgrafia?
Não há testes médicos necessários ou disponíveis para diagnosticar a disgrafia. Em vez disso, os prestadores de cuidados de saúde e os especialistas em educação avaliam cuidadosamente as dificuldades de escrita do seu filho para fazer um diagnóstico.
Os prestadores de cuidados de saúde podem utilizar as seguintes avaliações e testes no processo de diagnóstico:
- Avaliações de caligrafia formalizadas: Estes testes podem ajudar a medir a velocidade e legibilidade da escrita do seu filho.
- Teste de Desenvolvimento de Beery de Integração Visuomotora (VMI): Este teste ajuda a avaliar até que ponto o seu filho pode integrar as suas capacidades visuais e motoras, o que é necessário para a escrita.
Estes testes não avaliam todos os aspetos possíveis da disgrafia, pelo que a equipa educativa do seu filho irá provavelmente contar com métodos adicionais para diagnosticar a disgrafia. Dependendo do seu filho e das suas diferenças de aprendizagem, poderão ser feitos testes académicos mais minuciosos.
Como é gerida a disgrafia?
Como a disgrafia tem uma vasta gama de sinais e cada pessoa é afectada de forma diferente por ela, a gestão da disgrafia é muito individualizada.
Atualmente, não existem medicamentos para tratar a disgrafia. Em vez disso, as intervenções educativas podem ensinar novas e eficazes formas de escrever.
Em geral, as intervenções educativas podem ser categorizadas pelos seguintes níveis:
- Alojamento: O seu filho tem acesso ao currículo de educação regular com recursos de apoio ou assistência, sem alterar o conteúdo educacional.
- Modificação: A escola do seu filho adapta as metas e objectivos do seu filho, assim como fornece serviços para reduzir o efeito da disgrafia. Por exemplo, o seu filho pode ser capaz de dar oralmente respostas a testes em vez de as escrever.
- Remediação: A escola do seu filho fornece intervenções específicas para diminuir a gravidade da disgrafia.
É importante defender o seu filho e trabalhar com a escola para assegurar que o seu filho receba a educação que merece.
Posso prevenir a disgrafia?
Infelizmente, não se pode prevenir a disgrafia. Mas pode geri-la, encontrando diferentes estratégias para escrever.
O diagnóstico precoce é essencial - fale com o prestador de cuidados de saúde do seu filho se notar quaisquer sinais precoces de disgrafia. Se o seu filho for diagnosticado, trabalhe com a sua escola para desenvolver um plano de educação individualizado (IEP).
Qual é o prognóstico (perspetiva) para a disgrafia?
Quando a disgrafia permanece não diagnosticada, as crianças lutam para ter sucesso na escola.
A escrita é uma habilidade académica importante que tem sido associada ao sucesso académico global.
As crianças que têm dificuldade em escrever são muitas vezes mal rotuladas como desleixadas ou preguiçosas, em vez de serem reconhecidas como tendo um distúrbio de aprendizagem.
Devido a isto, uma criança com disgrafia pode ter problemas de auto-estima ou acreditar que não é inteligente. O apoio positivo de entes queridos e professores pode ajudar uma criança a ultrapassar estes obstáculos.
O que significa viver com disgrafia?
Ter disgrafia significa que escrever é difícil para si, não que seja incapaz ou preguiçoso. Encontrar técnicas para ajudar a gerir a disgrafia é fundamental para uma aprendizagem bem sucedida e para a autoestima. Compreender que ter disgrafia não reflete falta de inteligência.
Como posso ajudar o meu filho com a disgrafia?
Seja um defensor do seu filho. Você e a escola do seu filho podem desenvolver um plano de educação individualizado (IEP). Este documento estabelece expectativas personalizadas e planos de aulas para o seu filho na escola.
Também pode ajudar o seu filho a desenvolver competências de escrita em casa. Experimente as pegas de lápis e outras ferramentas que podem facilitar a escrita. Procure aplicações ou software que possam ajudar com a caligrafia e organizadores gráficos que possam ajudar com tarefas de escrita.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator
Sem comentários:
Enviar um comentário