segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Horta pedagógico e educação especial

Uma professora de Odemira que se encontra com duas colegas a fazer um manual (...) pediu para incluir no seu manual, na rubrica Clube da Ciência, o projeto da Horta Pedagógica da Escola Básica das Taipas, que, nesta altura, está a ser trabalhada pelos alunos da Educação Especial.

A nossa horta biológia (2012/2013)

Inicialmente, a nossa horta surgiu devido à criação de uma turma de Percurso Curricular Alternativo (PCA) de Jardinagem, no ano letivo 2010/2011. No ano letivo (2012/13), o grupo de Educação Especial decidiu dar continuidade ao projeto com o objetivo de desenvolver nos alunos competências de autossubsistência e interesse pela agricultura biológica e desenvolver valores de preservação e respeito pelo meio ambiente, projeto esse que foi apadrinhado e apoiado pelo Programa Eco-Escolas, em que estamos inscritos deste 2006.
A área aproximada da horta é de 100 m², os custos da execução e manutenção são comportados pela escola e pelo grupo de Educação Especial. Quem trata da horta são os alunos e professores da Educação Especial e três auxiliares. Ao todo estiveram envolvidos quatro professores, dezassete alunos, três funcionários, os pais e familiares dos alunos de Educação Especial. O envolvimento das famílias é feito através do fornecimento de plantas e sementes e no consumo dos produtos da horta.
Os alunos da escola mostraram interesse pelo trabalho desenvolvido e a comunidade valorizou a ocupação de um terreno anteriormente desocupado.
A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foram efetuadas, ordinariamente, todas as sextas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas são orientadas por um professor e executadas pelos outros professores e grupos de alunos mediante as suas capacidades. A preservação da vedação foi feita pelos auxiliares. A preparação do solo foi feita manualmente e com a ajuda de uma moto enxada. Foi feita compostagem num recanto da horta só com detritos da limpeza da horta, ramos de árvores e folhas secas.
As culturas existentes ao longo do ano foram: couves, couve-flor, salsa, coentros, orégãos, alface, brócolos, alfaces, espinafres, couves, alhos, alho-francês, cebolas, couves, alfaces, batata, feijão, abóbora, curgete, pimentos, malagueta, beterraba. A rega foi feita através de rega por aspersão e manualmente. A monitorização e controlo de pragas e doenças, está, ainda, em fase de iniciação tendo sido apenas feita a aplicação de cinza.
Os produtos colhidos foram usados na confeção de alimentos e venda de produtos à comunidade, nomeadamente, na atividade “Um dia na escola em família”.

In: Correio do Minho por indicação de Livresco

Sem comentários: