Esta publicação procura ser um contributo para incentivar os profissionais e responsáveis das instituições a valorizarem as iniciativas que permitam investir, com efectividade, no desenvolvimento pessoal e social das crianças, jovens e adultos portadores de deficiência mental.
Dadas as particularidades da população portadora de deficiência mental – nomeadamente a sua grande variabilidade individual – achámos que a articulação entre a reflexão, a experimentação e a avaliação continuadas asseguraria um resultado final mais próximo da realidade concreta e que, como tal, fosse mais útil a um maior número de profissionais envolvidos com essa população.
Assim, como forma de dar conta do percurso seguido pelas equipas envolvidas, aos vários níveis, explicitamos, na introdução, os princípios gerais, os objectivos e os processos organizativos do projecto.
Para o enquadramento teórico do trabalho realizado e para a justificação das opções tomadas ao longo desse percurso e das actividades executadas, são abordadas, seguidamente, algumas questões fundamentais relacionadas com a auto-estima. Nesse capítulo, relacionam-se os aspectos teórico-científicos e a reflexão acerca das práticas educativas, familiares e profissionais, com uma proposta de formas possíveis de intervir positivamente nesse domínio.
Os capítulos relacionados com a educação sexual abarcam os conceitos, as estratégias de intervenção e, nesse âmbito, o papel da família e dos profissionais que trabalham com estas populações. Ocupando uma parte substancial desta publicação, segue-se o capítulo no qual são descritas actividades pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais participantes no projecto, explicitando-se os objectivos, as estratégias,
os recursos utilizados e uma breve análise dos resultados obtidos. (...)
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