terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Seminário Internacional sobre as Crianças Autistas: Métodos inovadores para integração

A directora regional da Igualdade de Oportunidades, Natércia Gaspar, reuniu-se, no passado dia 24 de Novembro, com o presidente da Associação Regional Parlamento Europeu dos Jovens - Núcleo Açores, Steven Barbosa, no âmbito da apresentação do projecto "seminário internacional sobre as crianças autistas: métodos inovadores para integração na sociedade".

O projecto tem como objectivo proporcionar um quadro de debate sobre métodos utilizados para integrar crianças autistas no seu meio familiar, social, escolar, entre outros.

Com vista à realização do debate, a Associação pretende trazer para aos Açores especialistas de centros da especialidade dos Estados Unidos, nomeadamente do Sherlock Center for Disabilities e do Brendon Hospital do Estado de Rhode Island, que possuem uma vasta experiência em lidar com estas crianças. Ambas as instituições trabalham diariamente com casos de autismo, sendo a Sherlock Center for Disabilities uma instituição de investigação de métodos de abordagem ao tema do autismo e a Brendon Hospital do Estado de Rhode Island responsável pela implementação prática destes métodos.

O debate visa juntar os responsáveis por estas instituições com as autoridades regionais de saúde, educação e pessoas da área da psicologia infantil, partilhando, assim, experiências.

Na ocasião, a Directora Regional da Igualdade de Oportunidades considerou o projecto, apresentado pela Associação Regional Parlamento Europeu dos Jovens, como uma "mais-valia para o reforço dos direitos das crianças e jovens, ao mesmo tempo que vai permitir o aumento de competências por parte dos diversos profissionais e famílias". Natércia Gaspar realçou ainda a importância do papel da Associação na dinamização da cidadania Europeia na Região, na medida em que apelando a uma consciência social relativamente às questões europeias, terá que haver um esforço de sensibilização para o exercício de uma cidadania activa na Região, referindo, como exemplo prático o grupo de reflexão intersectorial que a Associação criou na Região.

Sem comentários: