quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

II Congresso Internacional CADIn "Neurodesenvolvimento: As peças do puzzle"

O II Congresso Internacional do CADIn, "Neurodesenvolvimento: As peças do puzzle" vai realizar-se no Centro de Congressos do Estoril de 24 a 27 de Março de 2011. Os temas deste ano foram escolhidos de acordo com algumas das sugestões dos participantes do I Congresso Internacional do CADIn.  Irão realizar-se 14 conferências principais e mais de 30 comunicações englobadas em painéis temáticos, bem como 15 Workshops com a presença de vários especialistas internacionais e nacionais.  Haverá ainda espaço para a apresentação de posters científicos (candidaturas até 5 de Março de 2011. Consulte as normas em www.cadin.net).
Tivemos o cuidado de escolher temas inovadores e variados onde todos encontrem as respostas que procuram. Esperamos que se junte a nós para tornar este evento memorável, à semelhança do que aconteceu em 2009. Contamos consigo!

A participação neste congresso garante 2 créditos atribuídos pela APTCC - Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva.
  
Mais informações em www.cadin.net e inscrições através de congressos@cadin.net.

TEMAS
Identificação Precoce do Autismo: Procedimentos de avaliação e de intervenção.
- Metodologias de intervenção nas Perturbações do espectro do autismo (ABA;  TEACCH; DIR – Floortime).
- Neuroimagem do cérebro em desenvolvimento da criança/adolescente e as Perturbações do Desenvolvimento.
- Capacidades especiais no espectro do autismo.
- A visão de um arquitecto sobre uma cidade imaginada por um autista.
- Disfunções alimentares nas Perturbações do Espectro do Autismo.
- Síndrome de Asperger no Feminino e no Adulto.
- Trissomia 21.
- Défices cognitivos: um plano de vida.
- Novas perspectivas e estratégias de intervenção no sono infantil - Método Estivill.
- Perturbação Bipolar na Infância e na Adolescência.
- Adaptações e estratégias de ensino na sala de aula para alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas.
- Perturbações Especificas da Linguagem (PEL), Dislexia e Perturbação do Processamento Auditivo.
- Avaliação e Intervenção em Crianças e Adultos com Perturbação Obsessivo Compulsiva.
- A utilidade da CIF em educação.
-Terapia da Fala: Aquisição fonológica – do berçário à entrada no 1º ciclo.
- Prevenção/intervenção precoces em perturbações do comportamento.
- Estratégias de intervenção e de comunicação com crianças traumatizadas.
- Diagnóstico Diferencial entre Perturbação Bipolar e Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
- Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Terapêutica Médica.
- Auto-Estima e auto-conceito em crianças e jovens com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção.
- Estudo nacional sobre percepções e atitudes dos professores face à Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção - implicações na prática pedagógica e intervenção escolar.
- Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) no sexo feminino: do diagnóstico à intervenção.
- Comorbilidade e Diagnóstico Diferencial: perturbação da ansiedade e Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
- Orientação Escolar e Profissional.
- Perturbações de Oposição e Desafio: um nome, muitas coisas.
- Terapia Familiar e Comunitária.
- Pais, Mães, Ex-Maridos, Ex-Mulheres, Padrastos, Madrastas e outras confusões: A competência das crianças perante a confusão
- Desenvolvimento da sexualidade.
- Intervenção em situação de bullying no contexto escolar.
- Histórias de Vida e estratégias de comunicação/intervenção com crianças vítimas de maus-tratos.
- As perturbações do desenvolvimento e os media.
- Novas dependências: uso excessivo da internet.
- Humor e Educação (importância do humor no bem-estar psicológico).

Sem comentários: