terça-feira, 20 de outubro de 2009

Multideficiência: Que desafios? Educar, Reabilitar para Integrar

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Viseu (APPACDM Viseu), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa de Viseu (UCP Viseu), vai promover nos dias 20 e 21 de Novembro de 2009 na cidade de Viseu, um Seminário sobre Multideficiência, transversal a várias áreas, Educação, Saúde, Reabilitação, Formação Profissional.
Cientes da falta de espaço para este debate científico, estas duas Instituições propõem-se promover um evento neste âmbito e reunir especialistas nas áreas da Educação, Saúde, Reabilitação e Formação Profissional.

Pretendemos-se, deste modo, dialogar, problematizar, reflectir e partilhar experiências, num contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, que envolvam as diversidades presentes na nossa sociedade e, consequentemente, no ambiente Educativo.

Mas, não podemos ficar passivos face a quem, diariamente, se vê envolvido nessa diversidade. A Família é a primeira a sentir esta realidade. É por isso que desejamos igualmente partilhar, ouvir e reflectir acerca dos medos, angústias, anseios, perspectivas e desejos por ela vivenciados. Também os Profissionais de Saúde apresentam um papel preponderante no processo de Reabilitação, global e dinâmico, estabelecendo estratégias com objectivos comuns e acções convergentes e sinérgicas orientadas para a recuperação física, psicológica e social da pessoa portadora de Multideficiência. Além de perspectivar a Educação e Reabilitação da pessoa com Multideficiência, o Seminário apresentará, ainda, um painel sobre a Formação como o grande princípio para a inclusão sócio profissional da pessoa portadora de Multideficiência.

Destinatários do Seminário são:

- Profissionais da Educação e Ensino Especial

- Profissionais de Saúde e Reabilitação

- Profissionais de Formação Profissional

- Profissionais de Acompanhamento e Inserção Profissional

- Profissionais de Serviço Social e Psicologia- Estudantes

- Direcções e profissionais de Instituições ligadas à abordagem da pessoa com Deficiência

- Todos os interessados na temática do Seminário.

Para todas as informações, clicar aqui

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela Divulgação! Contamos com a Vª presença!

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do Seminário "Multideficiência: Que Desafios? - Educar, Reabilitar para Integrar"
Auditório da Universidade Católica Portuguesa - Viseu
20 e 21 de Novembro de 2009

Organização: Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Viseu | Universidade Católica Portuguesa - Viseu

Contactos:
Email: sem.appacdm.vis09@gmail.com
Tlf: 966967057 / 232 483260
Fax: 232 42 95 21
URL: www.appacdm-viseu.org/seminario