Na procura constante de instrumentos de auxílio a aplicar aos alunos, no âmbito dos processos de referenciação e consequente avaliação, deparei-me com este livro. Adquiri-o. Penso que pode constituir um instrumento útil no processo de avaliação da leitura.
Na página da editora, refere o seguinte:
Este livro centra-se sobre a aprendizagem da leitura e sobre as dificuldades que podem surgir nesse processo. Organiza-se em três partes. Na primeira procede--se à revisão da investigação científica sobre a aprendizagem da leitura, apresentando as diversas propostas que sobre ela foram surgindo, incluindo a perspectiva da leitura global até à perspectiva interactiva mais recente. Na segunda parte revêem-se os modelos explicativos da dislexia de desenvolvimento, enquadrando os défices revelados pelas crianças disléxicas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Finalmente, apresenta-se o TIL, o Teste de Idade de Leitura, um contributo prático na triagem de crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura.
Índice
1.Leitura e escrita: modelos de leitura hábil e modelos desenvolvimentais
2.Dislexia
3.Contributo para Diagnóstico das Dificuldades de leitura em Português Europeu: O TIL – Teste de Idade de Leitura
Sem comentários:
Enviar um comentário