quinta-feira, 8 de junho de 2017

Conselho das Escolas diz que perfil do aluno implica "quase uma revolução"

O Conselho das Escolas defendeu esta quarta-feira no parlamento que, para desenvolver o perfil do aluno para o século XXI, é preciso "quase uma revolução" nas escolas, com implicações na formação docente, avaliação, autonomia e dimensão das turmas. (...)

O presidente daquele órgão consultivo do Ministério da Educação, Eduardo Lemos, afirmou que a estrutura se revê no documento elaborado pelo grupo de trabalho coordenado por Guilherme de Oliveira Martins quanto à visão, objetivos e princípios.

Admitiu, porém, que é necessário saber se é um documento de reflexão ou o topo de uma reforma (...). "Se o documento for o topo de uma reforma é preciso que seja explicada", afirmou a ex-ministra da Educação.

(...) Eduardo Lemos afirmou que as escolas têm sido confrontadas com "paradigmas a mais" e com alterações a mais.

"Os novos paradigmas nem sempre são bons, às vezes ficam pelo caminho. Concordamos mais com aperfeiçoamentos do que com mudanças", disse o presidente do Conselho.

A deputada (...) Ana Rita Bessa considerou o documento abrangente, mas sustentou que obriga a pensar também num novo perfil do professor e num novo perfil da escola, nomeadamente ao nível da capacidade para escolherem as suas equipas.

Joana Mortágua (...) defendeu alterações no sentido de "uma escola inclusiva", alegando que sendo o ensino secundário obrigatório hoje em dia não pode servir para selecionar alunos para o superior, mas para responder à diversidade de situações que compõem o universo dos alunos.

O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória foi elaborado a pedido do Ministério da Educação e encontra-se em fase de finalização depois dos contributos recolhidos em consulta pública.

Fonte: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: