sábado, 29 de janeiro de 2011

"Educação é o grande projecto para Portugal"

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse hoje, sábado, em Braga que "o grande projecto" para Portugal é a aposta na educação, "porque é o investimento mais importante na afirmação de um país".

"Aqui está o grande projecto nacional. Esta época vai ficar marcada pela aposta na educação", afirmou José Sócrates a propósito do projecto de modernização das escolas secundárias que prevê a requalificação 313 estabelecimentos, num investimento global de 2,9 mil milhões de euros. (...)
"Este é um país que aposta tudo na educação. Este é um projecto de muita ambição para o país e é a aposta maior na educação de que há memória", reafirmou o primeiro-ministro, sublinhando que é "uma aposta de conjunto, que vai do pré-escolar ao ensino secundário".
José Sócrates frisou que o país tinha de fazer este investimento na reconversão do parque escolar, ao nível do secundário, porque "essas escolas eram espaços que tinham ficado para trás no processo de desenvolvimento do país".
Comentário:
Sem me alongar no comentário, diria apenas que o PM fala, fala, fala... mas as verdadeiras questões, a educação continua moribunda...
Sobre os alunos com NEE que, dentro de dois anos, passam a frequentar o sistema educativo até ao 12º ano ou perfaçam dezoito anos, com a medida de currículo específico individual, que ofertas credíveis, certificadas, possíveis de um verdadeiro reconhecimento social vão ser oferecidas?! Para esses, considero que o PIT é uma falácia!

2 comentários:

ana disse...

Completamente de acordo com o comentário. Aliás agradeço muito o comentário.
Ana Luísa Forte

nelya disse...

Concordo. Na verdade também estou muito preocupada com a falta de alternativas com o alargamento da escolaridade obrigatória.Afinal em que turmas vamos inserir os CEIs? Nas turmas profissionais? Nas normais? É que a partir do 10º ano, e com a falta de professores da educação especial vai ser difícil manter os alunos na escola. Ou vão passar a maior parte do tempo a fazer PIT, ou têm de ficar em casa alguns tempos...porque não estou a ver o que vão fazer.