Em 2018 foi publicado o Decreto-lei nº. 54/2018 que entrou em vigor no ano letivo de 2018/2019 e que estabeleceu um Regime Jurídico da Educação Inclusiva.
Decorrido menos de um ano da sua implementação, mais propriamente em 2019, a FNE realizou uma Consulta Nacional relativa à Educação Inclusiva, que permitiu uma reflexão sobre a implementação do referido Decreto-lei junto dos principais agentes educativos envolvidos no processo.
Ao fim de quatro anos de aplicação do Decreto-lei nº. 54/2018, com as alterações introduzidas pela Lei nº. 116/2019, a FNE e a AFIET pretendem com uma nova Consulta Nacional analisar e avaliar o verdadeiro impacto dos referidos diplomas ao longo destes anos na vida das escolas e dos docentes, e em simultâneo pretendem verificar se estas alterações legislativas trouxeram uma escola mais inclusiva, melhorando a aprendizagem dos alunos e, finalmente, quais são as correções que devem ser introduzidas.
As respostas são anónimas e os resultados desta Consulta Nacional serão analisados e servirão para nos ajudar na construção das nossas orientações políticas e para a nossa intervenção junto do Governo.
O tempo de resposta deste questionário não ocupará mais do que 3/4 minutos.
Esta consulta permite à FNE/AFIET auscultarem os docentes em geral e os docentes da educação especial em particular.
Responda até às 18h do dia 31 de maio!
- Questionário para Docentes: https://forms.gle/RAaphKpN1JMa1upN9
- Questionário para Direções de escolas: https://forms.gle/XBNVBatjd893PZ8VA
Fonte: FNE por indicação de Livresco
1 comentário:
Já respondi, mas se a FNE está, realmente, interessada em saber o que se passa nas escolas com a inclusão e a aplicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, terá de fazer outro questionário, porque este não serve para nada.
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