sábado, 20 de março de 2021

Um dia na vida de uma criança com discalculia

 


Esta é Ana, uma aluna do nono ano com discalculia. Ana é uma rapariga inteligente, mas as suas lutas com a matemática são muitas vezes mal compreendidas pelos seus professores e membros da família. Para saber como os problemas com os números afetam as crianças para além da aula de matemática, veja como é um dia típico na vida de Ana.



6 horas da manhã

Ana sabe que precisa de tomar um banho rápido e de se preparar para a escola. Ela pensa que só está na casa de banho há alguns minutos quando o seu irmãozinho bate à porta: "Vá lá, já lá estás há 20 minutos!

Desafios relacionados com a discalculia: Manter a noção do tempo, calcular.

9 horas da manhã

Ana gosta de história e tem estudado muito para o teste de hoje. Mas depois de responder à primeira pergunta, ela começa a preocupar-se com o tempo que lhe resta. A sua confiança diminui ao olhar para o relógio e pensar no tempo que levaria a tentar ler todo o teste. Sente-se pior quando diz a si própria que provavelmente leu mal o tempo de qualquer forma.

Desafios relacionados com a discalculia: Medir o tempo, a autoestima.


12 horas

Ao almoço, Ana quer comprar um muffin de $2 para ela e uma caixa de bolachas de $5 para o seu pai. Ela não tem a certeza de ter dinheiro suficiente para comprar ambos. Mas ela não quer que os seus amigos vejam que usa os dedos para contar, por isso entrega todas as notas de dólar que tem e espera que seja suficiente.

Desafios relacionados com a discalculia: Factos matemáticos básicos, fazer operações com dinheiro.

14 horas

Ana revê os trabalhos de casa de matemática para aquela tarde e começa a entrar em pânico. Embora ela saiba fazer alguns dos passos, o seu coração começa a correr. "Nunca serei boa nisto, por isso porquê incomodar-me?" pensa ela. Ela enfia a folha de trabalho no seu cacifo antes de sair da escola - ela não quer que o seu pai encontre o trabalho incompleto.

Desafios relacionados com a discalculia: Ansiedade acerca da matemática.

16 horas

No treino em pista, Ana corre a primeira volta tão depressa que tem dificuldade em terminar a segunda volta. O treinador parece frustrado porque a Ana não se lembra do ritmo a que praticaram ontem. Porque é que tem tanta dificuldade em lembrar-se de um minuto e 25 segundos?

Desafios relacionados com a discalculia: medir velocidade e distância, lembrar as sequências numéricas.


18 horas

Ana precisa de alimentar os animais de estimação antes de a família se sentar para jantar. Ela sabe alimentar Firulais com dois terços de chávena de comida para cão e Misifu com um terço de chávena de comida para o gato. Mediu corretamente? Que recipiente tem mais comida dentro? Se Ana der demasiada comida ao gato, ele vomitará. Mas quanto é demasiado?

Desafios relacionados com a discalculia: compreender as quantidades, medir.

20 horas

Ana está entusiasmada com o jogo de basquetebol na televisão, mas está a ter dificuldade em descobrir qual a equipa que está a ganhar. Se o defensor de topo receber os dois próximos lançamentos livres, será isso suficiente para ir para tempo extra? Fazer demasiadas perguntas sobre o jogo envergonha-a, por isso vai esconder-se no seu quarto.

Desafios relacionados com a discalculia: resolução de problemas de lógica matemática, interações sociais.

22 horas

Finalmente, Ana conseguiu a estante que tanto queria. Ela desempacota a caixa e retira as instruções. Após o primeiro passo, ela fica confusa porque as peças não se encaixam corretamente. Quando o seu pai está livre para a ajudar, Ana já está tão frustrada que deita fora as peças e diz-lhe que não as quer.

Desafios relacionados com a discalculia: Processamento visuoespacial.

Mais informações sobre a discalculia
A discalculia torna difícil a compreensão de números e conceitos, tais como maior do que e menor do que. Por exemplo, as pessoas podem ter dificuldade em determinar se um grupo de cinco maçãs é maior do que um grupo de três maçãs.

Isto tem a ver com um conjunto de competências conhecido como "sentido do número". Os especialistas dizem que é como a cegueira de cor. Tal como algumas pessoas nascem com dificuldade em distinguir as cores, outras nascem com dificuldade em distinguir as quantidades.

Ter discalculia não significa que as pessoas não sejam espertas. E há muitas maneiras de ajudar com a discalculia. Com o apoio certo, crianças como Ana podem melhorar a trabalhar com números na escola e na sua vida quotidiana.

Traduzido por https://www.deepl.com/

Sem comentários: