quarta-feira, 3 de março de 2021

Dia Mundial da Audição - Cuidados Auditivos para TODOS! Filtrar, reabilitar, comunicar

O Dia Mundial da Audição, que se celebra a 3 de março, é uma campanha realizada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de compartilhar informações e promover ações para a prevenção de perda auditiva e melhoria dos cuidados auditivos. A cada ano, a OMS seleciona um tema para esta campanha e, assim, neste ano de 2021, é "Cuidados auditivos para todos".

A OMS anunciou o lançamento do 1º Relatório Mundial sobre a Audição para o dia 3 de março de 2021, que incluirá ferramentas e literatura para a implementação ou melhoria dos serviços de atendimento ligados à audição.

A perda auditiva atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Algumas das possíveis causas da perda auditiva são o envelhecimento, a exposição ao ruído excessivo, problemas genéticos, doenças infeciosas e uso de certos medicamentos ototóxicos. Contudo, segundo a OMS, metade de todos os casos de perda auditiva poderiam ser evitados com a alteração de pequenos hábitos de rotina:

Evitar o ruído
Uma das mais comuns causas de perda auditiva é a exposição a ruído excessivo. Por isso, a melhor forma de prevenir a perda auditiva induzida por ruído é evitar estar exposto a barulhos extremamente altos. Exemplos de ambientes em que existe ruído acima de 85 dB são concertos, discotecas e eventos desportivos.

Evitar medicamentos prejudiciais à audição
Alguns medicamentos que usamos regularmente como a aspirina e ibuprofeno, bem como alguns antibióticos e remédios quimioterápicos, são ototóxicos, ou seja, são potencialmente prejudiciais à audição. Quando são tomados em grandes dosagens e por um longo período de tempo, representam um risco para a saúde auditiva. Deve sempre confirmar junto do seu médico se o medicamento que lhe é prescrito pode trazer danos à audição.

Utilizar fones de ouvido adequados e corretamente
A OMS estima que um bilião de jovens irá sofrer de perda auditiva no futuro devido à utilização incorreta ou excessiva de fones de ouvidos. De forma a não prejudicar a audição, devem ser privilegiados os fones com cancelamento de ruído, não exceder a utilização de uma hora seguida e não usar os dispositivos a mais de 60% do volume máximo.

Secar os seus ouvidos
O excesso de humidade nos ouvidos pode fazer com que bactérias se instalem e causem danos ao canal auditivo. Seque sempre os ouvidos com cuidado após tomar banho ou nadar. Se sentir que tem água nos ouvidos, incline a cabeça e deixe a água sair. Pode também utilizar tampões específicos para natação.

Não utilizar cotonetes
Usar cotonetes para limpar os ouvidos é desaconselhado pelos profissionais de saúde auditiva. Ao colocar um objeto dentro do canal auditivo, corre o risco de danificar partes sensíveis, como o tímpano, e causar perda auditiva. Se tiver excesso de cera nos ouvidos, deve limpar a orelha externa delicadamente com uma toalha húmida ou recorrer a um profissional de saúde auditiva.

Fazer Check Ups auditivos
Por último, deve fazer exames auditivos como parte do seu check-up de saúde anual, principalmente se está exposto diariamente a ruído ou tem mais de 60 anos. A perda auditiva desenvolve-se gradualmente e, como tal, fazer exames anualmente, pode permitir identificar o problema na fase inicial. O diagnóstico precoce promove que se tomem medidas de tratamento o quanto antes.

Todos estes comportamentos devem ser associados a um estilo de vida saudável, uma alimentação correta e à prática de desporto.

Para mais informação pode consultar o site da ONU e da OMS.

Fonte: INR

Sem comentários: