O acesso de jovens com Necessidades Educativas Especiais ao Ensino Superior e o enquadramento dos estudantes com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), apresentam-se como dois dos aspetos mais desafiadores do sistema de educação inclusiva em Portugal.
Tornar o ensino superior acessível a todos e mais democrático é uma tarefa do Estado e da Sociedade e exige medidas positivas no sentido de criar condições, não apenas para o acesso, mas para a sua frequência em condições de efetiva igualdade no sucesso educativo. Todas as iniciativas inclusivas, facilitadoras do acesso e da frequência de todos os estudantes no ensino superior, devem ser apoiadas.
É neste enquadramento que surge a 1ª Edição da formação “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho” da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, adaptada à realidade portuguesa e com a duração de quatro semestres (dois anos letivos), não conferente a grau. Há nesta formação a preocupação de responder também, à necessidade de aumentar o número de estudantes em Tecnologias no contexto nacional.
Com início em setembro/outubro 2018 e conclusão prevista para junho de 2020, a formação destina-se a jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental com um grau de incapacidade até 60%. É um programa inovador e solidário e é o primeiro modelo de formação de educação inclusiva em contexto de ensino superior para deficiência intelectual a ser realizado em Portugal.
Para mais informações sobre a formação “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho” contacte a ESE/IPS através dos seguintes endereços de email: geral@ese.ipsantarem.pt | S. Académicos - sa@ese.ipsantarem.pt | HelpDesk - helpdesk@ese.ipsantarem.pt
Fonte: DGE
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