sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Inclusão no Ensino Terciário


A Associação Contramão disponibiliza o documento "Inclusão no Ensino Terciário". Do sumário executivo consta o seguinte:

A Contramão-Associação defende, em consonância com o normativo internacional assumido por Portugal e de acordo com a legislação nacional, que a Educação Inclusiva deve ser uma realidade ao longo de todo o sistema educativo: educação de infância, pré-escolar, ensino básico, secundário e terciário.

No que respeita ao Ensino Terciário, é fundamental que a inclusão norteie toda a ação, ao nível da educação e formação, nas suas diversas modalidades:
• Ensino Superior, i.e, ensino universitário e ensino politécnico;
• Cursos de ensino pós-secundário não superior que visam a formação profissional especializada;
• Modalidades especiais de educação escolar, das quais se destaca a formação profissional.

Um Ensino Terciário inclusivo pressupõe e obriga à existência de condições de acesso e de frequência equitativas, quer entre “estudantes com deficiência” e “estudantes sem deficiência”, quer entre estudantes com diferentes “tipos” e “graus” de deficiência.

Propor um caminho possível que se afaste do atual paradigma médico, rumo à universalidade, com ênfase em soluções que assegurem a igualdade de oportunidades para todos, é a reflexão à qual a Contramão se propõe com o presente documento.

Para acesso ao documento, clicar na imagem ou aqui.

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