domingo, 17 de abril de 2016

Natação ajuda à inclusão de alunos com necessidades especiais de Albufeira

Alunos com necessidades especiais do concelho de Albufeira já começaram a ter aulas de natação adaptada, duas vezes por semana, nas Piscinas Municipais, ao abrigo de um projeto de inclusão social que está a ser dinamizado, em conjunto, pela Câmara de Albufeira, o Futebol Clube de Ferreiras e o Agrupamento de Escolas de Ferreiras.

Esta iniciativa pretende «desenvolver a autonomia, qualidades psicomotoras, psicossociais e físicas destes 20 alunos portadores de limitações significativas», segundo a autarquia albufeirense.

As crianças e jovens que estão ligados a este projeto têm entre 6 e 14 anos e frequentam as escolas EB1 de Paderne, EB 1 de Ferreiras e EB 2,3 Professora Diamantina Negrão. Ao abrigo da parceira agora criada têm «a oportunidade de ter contacto com a água, quer através de aulas de adaptação ao meio aquático, quer de natação adaptada».

«Estas aulas estão integradas no plano educativo de cada aluno com o intuito de ajudá-los a desenvolver a sua autonomia, interação social, comunicação, entre muitas outras competências», segundo Maria Manuel Genelioux, professora responsável pelo projeto.

«Pretendemos proporcionar aos jovens com necessidades educativas especiais a possibilidade de terem contacto com a natação, ensiná-los a nadar e oferecer-lhes uma atividade complementar ao currículo escolar», salientou, por seu lado, António Colaço, presidente do Futebol Clube de Ferreiras.

O dirigente destaca o envolvimento de Sónia Demétrio, responsável pela modalidade de Natação do clube e líder deste projeto, e também da Associação de Solidariedade com as Crianças Carenciadas do Algarve (ACCA) e do Laranjal Golf Quinta do Lago, parceiros do Futebol Clube de Ferreiras na área da Natação Adaptada.

As aulas são dadas por Paulo Sousa, licenciado em Educação Física com especialidade de Natação e Treinador de Desporto para Deficientes que, desde 2015, integra a equipa de Natação do Futebol Clube de Ferreiras.

«Numa sociedade que se pretende justa e desenvolvida, queremos que estes jovens tenham um tratamento que, sendo diferenciado, promove a igualdade de todos», segundo presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa, garantindo que a autarquia irá dar continuidade ao programa, que «dignifica Albufeira e os albufeirenses».

Fonte: Sul Informação por indicação de Livresco

Sem comentários: