quarta-feira, 13 de abril de 2016

Alunos com necessidades especiais têm aulas de natação adaptada

Às terças e quintas-feiras, as Piscinas Municipais de Albufeira recebem a visita de um grupo de alunos de educação especial que vêm praticar natação adaptada. Trata-se de um projeto de inclusão social com o objetivo de desenvolver a autonomia, qualidades psicomotoras, psicossociais e físicas destes 20 alunos portadores de limitações significativas. A Câmara de Albufeira é um dos parceiros deste programa que envolve também o Futebol Clube de Ferreiras e o Agrupamento de Escolas de Ferreiras. 

O Município de Albufeira, o Futebol Clube de Ferreiras e o Agrupamento de Escolas de Ferreiras firmaram um protocolo de colaboração com o objetivo de criar uma turma de natação adaptada, nas Piscinas Municipais, dirigida aos alunos com necessidades especiais. 

Duas vezes por semana, este grupo de 20 jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos tem a oportunidade de ter contacto com a água, quer através de aulas de adaptação ao meio aquático quer de natação adaptada. Os alunos frequentam os estabelecimentos de ensino EB1 de Paderne, EB 1 de Ferreiras e EB 2,3 Professora Diamantina Negrão e têm em comum o facto de possuírem limitações significativas que os obrigam a ter um currículo específico adaptado às suas necessidades educativas especiais. “Estas aulas estão integradas no plano educativo de cada aluno com o intuito de ajudá-los a desenvolver a sua autonomia, interação social, comunicação, entre muitas outras competências”, explica Maria Manuel Genelioux, professora responsável pelo projeto. 

As aulas são dadas por Paulo Sousa, licenciado em Educação Física com especialidade de Natação e Treinador de Desporto para Deficientes que, desde 2015, integra a equipa de Natação do Futebol Clube de Ferreiras. “Pretendemos proporcionar aos jovens com necessidades educativas especiais a possibilidade de terem contacto com a natação, ensiná-los a nadar e oferecer-lhes uma atividade complementar ao currículo escolar”, salienta António Colaço, presidente do Futebol Clube de Ferreiras. O dirigente destaca o envolvimento de Sónia Demétrio, responsável pela modalidade de Natação do clube e líder deste projeto, e também da Associação de Solidariedade com as Crianças Carenciadas do Algarve (ACCA) e do Laranjal Golf Quinta do Lago, parceiros do Futebol Clube de Ferreiras na área da Natação Adaptada. 

A Câmara Municipal de Albufeira apoia o projeto através da cedência da utilização das Piscinas Municipais e do transporte dos alunos. “Numa sociedade que se pretende justa e desenvolvida, queremos que estes jovens tenham um tratamento que, sendo diferenciado, promove a igualdade de todos”, defende Carlos Silva e Sousa, garantindo que a Câmara Municipal irá dar continuidade ao programa que “dignifica Albufeira e os albufeirenses”.

Fonte: Diário Online por indicação de Livresco

Sem comentários: