sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dia Mundial do professor

Este ano de 2012 celebramos de novo o Dia Mundial do Professor, antes de mais porque a importância que as nossas sociedades atribuem à Educação não é proporcional à que atribuem aos Professores. Por absurdo parece que a Educação é uma coisa e os Professores são outra. Celebrar o Dia Mundial do Professor é, antes de mais, uma afirmação que não pode haver Educação sem Professores e que a qualidade de uma depende estritamente da qualidade dos outros.

A profissão de Professor é uma profissão com muitos atrativos: trabalhar com jovens, organizar a aprendizagem, preparar a vivência de experiências, trabalhar a interação, a solidariedade e a ética, é um projeto apaixonante, diverso, desafiante e recompensador.

Mas é também uma profissão que implica grandes exigências, desgaste emocional e físico. A vida de professor não é só uma vida de acontecimentos fantásticos, é o alimentar de processos que, se não forem adequadamente apoiados, se tornam rotineiros, repetitivos e extenuantes para quem ensina e para quem aprende. Recomeçar todos os anos, trabalhar com vários grupos por dia, trabalhar várias matérias diariamente, usar tecnologias, cooperar com pares, apoiar famílias e comunidades ao mesmo tempo que se planeia um ensino motivador e significativo é uma tarefa ciclópica que dificilmente pode ser coroada de êxito sem a existência de todo um sistema de investimento e de apoio.

Pensar que os alunos estão automaticamente motivados para a escola, que todos reconhecem a pertinência e a autoridade do professor e o interesse das matérias e da escola é um erro frequentemente cometido pelos gestores educativos. Hoje a escola precisa de começar a trabalhar em estádios anteriores aos que começava há gerações atrás. Para isso precisamos de dar mais apoio aos professores, que têm tarefas redobradas em profundidade e em extensão,

Neste Dia Mundial do Professor reafirmamos que não há boa Educação sem bons Professores e para isso precisamos de uma classe profissional que se sinta valorizada pela remuneração, pela formação, pelas condições de trabalho, pelo apoio e pela carreira.

Celebrar o Dia Mundial do Professor é mais uma vez acreditar que os professores fazem a diferença mas que para que eles possam fazer a diferença precisamos de criar condições e ambientes em que o respeito, a competência e a qualidade surjam como corolário lógico das condições que são oferecidas aos professores.

Num tempo de múltiplas crises, os professores são uma resposta a essas crises: uma resposta que trabalha o futuro naquilo e no sentido que ele tem de melhor: as crianças e os jovens.

A Direção da PRÓ - INCLUSÃO

Sem comentários: