quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Professores de educação especial pedem intervenção do ministro

Professores de educação especial que ficaram desempregados dirigem uma carta aberta ao ministro da Educação, Nuno Crato, pedindo que avalie a sua situação e a alegada contratação de docentes com menos experiência nesta área.

"O que está a acontecer desde há dois anos é vergonhoso, caótico e profundamente injusto", disse à agência Lusa a professora Sofia Barcelos.
A docente queixa-se de ter ficado em casa, com quase seis anos de experiência, enquanto vê colocados professores que considera não terem a habilitação necessária para lidar com estas crianças.
"Este ano letivo o descalabro é total", escrevem os professores num documento enviado às redações, em que dão conta de "grandes falhas", a nível geral, no concurso de professores.
Estes docentes dizem ser preteridos na contratação de escola por "quem não tem experiência" neste grupo ou tirou a pós-graduação/especialização há pouco tempo.
"Pedimos ao ministro que reflita sobre esta matéria, porque deitar fora toda a experiência que um grupo de professores adquiriu ao longo dos anos não é uma medida positiva", afirma.
Segundo a mesma fonte, estarão em causa "algumas centenas" de professores.
Entre estes docentes, circula também um apelo para que se mobilizem, no sentido de "por fim às sucessivas ultrapassagens" na lista de ordenação do concurso de docentes de educação especial, que "ano após ano são ultrapassados por professores oriundos de outros grupos de recrutamento".
No documento enviado à comunicação social, alegam que a forma como estes professores se relacionam com os alunos e encarregados de educação "não é equiparável com o ensino regular".
O cerne da questão, dizem, é a "substituição de professores com experiência em educação especial por professores sem experiência nesta área, mas com mais anos de serviço noutras áreas e que, para garantirem os seus postos de trabalho, concorrem a este grupo de recrutamento".
In: Educare

Entretanto, hoje, dia 25 de outubro, recebi o seguinte esclarecimento relativamente ao tema do texto acima: Nós nunca dissemos que há professores colocados que não têm a habilitação necessária para lidar com estas crianças. A questão é a ultrapassagem de Professores com anos de experiência na Educação Especial por colegas recém Pós-Graduados/Especializados.

O documento do grupo "Em defesa da educação especial" pode ser consultado aqui.

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