quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ainda O Desrespeito Do Estado Pelos Alunos Com NEE

Face ao interesse que pode ter para muitos professores de educação especial e pais e encarregados de educação, partilho um texto retirado do blog "Educação do Meu Umbigo" sobre uma situação concreta vivida num jardim de infância de um agrupamento relativo à falta de assistentes operacionais para acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais.

Exmºs Senhores,
Junto envio duas cartas trocadas com o senhor diretor do Agrupamento de Escolas da Damaia, senhor professor António Gamboa.
É urgente que esta situação seja alterada e os direitos das crianças com necessidades especiais respeitados.
Basta!
Somos uma família com três filhos, o Afonso, que tem cinco anos, é portador de paralisia cerebral que o afeta gravemente a nível motor, todos os anos passamos por esta situação, a de ver os direitos do Afonso serem violados, provocando graves alterações no seio familiar e uma enorme instabilidade emocional.
As terapias do Afonso são pagas, os produtos de apoio adquiridos por nós, os únicos beneficios que temos do Estado, dos muitos que o Afonso, supostamente, tem direito são: o lugar e o dístico de estacionamento, subsidio de apoio de 3ª pessoas e bonificação por deficiência num total de 147,85€ mensais.
Apenas pedimos que o Decreto-Lei 3/2008 seja cumprido e o Afonso (e as restantes crianças com NEE) tenha direito a uma Assistente Operacional (AO) que o acompanhe em permanência para que ele possa estar incluído, uma vez que é uma criança que cognitivamente está muito bem, percebe tudo e fica imensamente triste e infeliz, porque não tem as mesmas oportunidades que as outras crianças.
Melhores cumprimentos,

Aldina Maria Oliveira Mota
C.C. 8428522

Sem comentários: