terça-feira, 24 de julho de 2012

Veículo elétrico para cidadãos em cadeira de rodas

A fabricante de automóveis húngara Kenguru desenvolveu um veículo elétrico feito especialmente para os utilizadores de cadeira de rodas. O carro já está em fase de produção e começará a ser comercializado em breve na Europa e nos EUA.

O Kenguru, é o primeiro carro elétrico do género criado com o propósito de aumentar a mobilidade dos cidadãos impossibilitados de se locomover, permitindo-lhes conduzir.

Não possui bancos, sendo estes substituídos por um "casulo" em fibra de vidro, muito compacto, cujo peso chega aos 550 quilos, onde a cadeira de rodas entra sem problemas. A entrada no carro é feita através de uma porta traseira, a única existente, que se abre por controlo remoto.

O veículo atinge uma velocidade máxima de 45 quilómetros por hora e uma autonomia entre 70 a 110 quilómetros, tenho sido desenhado com vista à realização das curtas viagens no interior das cidades.

De acordo com a imprensa internacional, o preço do carro, cuja venda deverá começar nos próximos 6 a 12 meses, vai rondar os 25 mil dólares (cerca de 20 mil euros).



Sem comentários: