sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novo 'software' converte olhar em rato de computador

Investigadores do College de Londres desenvolveram um sistema que permite interagir com o monitor do computador através do olhar. Esta nova tecnologia, apresentada quinta-feira na publicação «Journal of Neural Engineering», do Institute of Physics, é composta por um dispositivo que rastreia o movimento dos olhos e umsoftware inteligente que permite aos usuários controlar o cursor sem necessidade de rato, só com o movimento dos olhos. Esta invenção pode ser uma ajuda importante para milhares de pessoas com dificuldades de mobilidade, como doentes com esclerose múltipla, parkinson, distrofia muscular, lesões medulares ou pessoas sem membros. Assim, passariam a interagir com os computadores sem problemas.

Formada por duas câmaras de vídeo e um par de óculos, a tecnologia é simples. As câmaras obtêm constantemente imagens dos olhos, captando o lugar para onde se dirigem as pupilas; a partir o programa determina para que parte do ecrã está a pessoa a olhar.
Mais, através da tecnologia 3D é capaz de aferir a distância a que se olha, o que permite, noutros contextos, a mobilidade apenas com o olhar (por exemplo, pessoas em cadeiras de rodas podem pôr a cadeira a dirigir-se para determinado sítio, apenas olhando para ele).
Para demonstrar a eficácia e a funcionalidade do dispositivo, os investigadores puseram um grupo de pessoas a jogar «Pong» (o clássico da Atari), sem nenhum tipo de comando a não ser o olhar.
A tecnologia poderá começar a ser comercializada dentro de dois ou três anos, estando concebida especialmente para pessoas que sofrem de paralisia. Mesmo assim, não está descartado o seu uso para o público em geral. O preço, adiantam os investigadores, rondará os 60 euros.


Sem comentários: