terça-feira, 17 de julho de 2012

Problemas da fala em crianças em idade pré-escolar

Um instrumento criado pela Universidade de Aveiro (UA) permite detetar deficiências da fala em crianças em idade pré-escolar, como falar à ‘sopinha de massa’ ou trocar os sons das letras, facilitando a correção. 

"A partir dos quatro ou cinco anos, o discurso da criança deve ser compreensível, mas há casos de crianças que, apesar de não terem qualquer problema cognitivo, têm dificuldade em se fazer entender pelos adultos, devido à omissão ou troca de sons no seu discurso", explicou Marisa Lousada, da Escola Superior de Saúde da UA.

Segundo a investigadora, o teste fonético-fonológico para avaliação de linguagem pré-escolar (TFF-ALPE) permite analisar a capacidade de produção de sons orais das crianças portuguesas e a correção atempada pela terapia da fala.

"Há imensos adultos que falam à 'sopinha de massa' e nunca aprenderam a colocar a língua na posição correta, o que lhes cria dificuldades no dia-a-dia e limita as suas escolhas profissionais. Veja-se o exemplo de um apresentador de televisão ou de um ator", exemplificou Marisa Lousada.

Na maior parte dos casos, são perturbações articulatórias (incapacidade de produzir determinado som) ou fonológicas (não utilização dos sons devidamente em determinados contextos) que podem ser solucionadas antes de a criança ir para a escola, se forem detetadas precocemente, disse.

Os instrumentos até agora utilizados não possuem dados normalizados relativos às crianças falantes do português europeu e é essa lacuna que o TFF-ALPE vem colmatar, pelo que se assume como um teste fundamental no rastreio, avaliação e diagnóstico das perturbações articulatórias e fonológicas das crianças portuguesas.

A sua conceção recorreu a elementos comuns a 768 crianças com desenvolvimento normal, do continente e ilhas, para definir os dados padrão, sendo o teste constituído por um livro de imagens (que induzem a produção nas crianças) e pelas respetivas folhas de registo dos resultados.

"É essencial fazer uma avaliação nesta faixa etária, entre os três e os cinco anos, porque os problemas que ocorrem nestas idades em termos fonético-fonológicos podem, mais tarde, ter uma repercussão na aprendizagem da leitura e da escrita", reforçou Marisa Lousada.

Segundo a responsável pelo TFF-ALPE, ela própria terapeuta da fala, educadores de infância, psicólogos e outros profissionais de saúde e da educação podem usar essa ferramenta para fazer o despiste das perturbações entre as crianças e, caso seja necessário, encaminharem-nas para os terapeutas poderem intervir".

Sem comentários: