terça-feira, 17 de julho de 2012

Descoberta fundamental para desenvolvimento de terapêuticas eficazes para doenças neurodegenerativas

Um estudo científico na área da biofísica, liderado por investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pode tornar-se uma peça fundamental no desenvolvimento de novos fármacos para várias doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Parkinson, ou Paramiloidose (Doença dos Pezinhos).

A importância desta descoberta já foi reconhecida a nível internacional, depois da revista Journal of Biological Chemistry ter considerado o artigo «Paper of the week», isto é, como pertencendo à selecção dos dois por cento melhores artigos que a revista publica num ano.

A equipa de investigadores do ICBAS, em colaboração com o Departamento de Engenharia Química da FEUP, criou um novo modelo biofísico que permite compreender a formação de fibras de amilóide, ou seja, agregados das proteínas que se depositam nos tecidos e que se encontram associadas ao desenvolvimento de patologias como o Alzheimer, Parkinson ou a Paramiloidose, também conhecida como Doença dos Pezinhos.

O desenvolvimento de fármacos para o tratamento destas doenças pode ser feito com base na medição das velocidades (ou cinéticas) de formação destas fibras em laboratório, em condições próximas das que acontecem ‘in vivo’. O trabalho agora publicado apresenta um modelo matemático universal e simples que, de uma forma objetiva e concreta, descreve a sequência de acontecimentos envolvidos na fibrilização e o modo como estes são afetados pela ação de eventuais fármacos.

"Conseguimos descrever todos os passos através de um modelo matemático simples e universal, cuja utilização é facilitada pelo número reduzido de parâmetros envolvidos", explica Pedro Martins, docente e investigador do ICBAS.

E acrescenta: "Este tipo de modelos é muito importante na compreensão de vários fenómenos e em particular para o desenvolvimento de novos medicamentos. Trata-se de uma ferramenta que descreve e prevê o que acontece no caso da formação de fibras de amilóide, na presença ou ausência de inibidores".

O artigo «A generic Crystallization-Like Model that describes the kinetics of amyloid fibril formation» foi publicado no Journal of Biological Chemistry e considerado «Paper of the week». Um reconhecimento internacional, uma vez que coloca o estudo entre os melhores do ano.

Sem comentários: