sexta-feira, 20 de julho de 2012

Governo reforça em 50% vagas para cursos profissionais

O objectivo é apostar no ensino dual, assegurando que 30 mil jovens têm formação em empresas.

A aposta no ensino dual é apontada como uma das receitas de sucesso da indústria e economia alemãs. O modelo prevê que os alunos, sem vocação para prosseguir estudos, sejam encaminhados para um ensino profissional que lhes garante a aprendizagem nas empresas. Na Alemanha, actualmente, cerca de 80% dos estudantes do ensino secundário frequentam esta modalidade de formação.

O Governo português anunciou, ontem, que pretende expandir este sistema de ensino em alternância aumentando em 50% o número de beneficiários. Para já serão asseguradas, em Setembro, cerca de 30 mil vagas nestes cursos, contra as 18 mil actuais. Uma formação dada em centros do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), sendo a componente de formação trabalho desenvolvida nas empresas. Cada um destes estudantes deverá receber uma bolsa de 419 euros, durante o período de formação profissional. Podem concorrer a estes cursos jovens dos 15 aos 24 anos, bastando para isso inscreverem-se na página do IEFP.

Para reforçar a aposta no ensino profissional, o Governo pretende ainda identificar um conjunto de Escolas de Referência de Ensino Profissional, que para além de assegurarem os cursos profissionais deverão ter "ambientes empresariais para a realização de estágios", anunciaram, ontem, os secretários de Estado do Emprego e da Educação numa conferência de imprensa conjunta.


Sem comentários: