sexta-feira, 10 de junho de 2011

OMS revela que mais de 1 bilhão de pessoas são portadoras de deficiência

Mais de um bilhão de pessoas - aproximadamente 15% da população mundial - são portadoras de algum tipo de deficiência, e 20% enfrentam grandes dificuldades no seu quotidiano, revelou um relatório conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial (BM).

O documento, o primeiro de carácter global, publicado sobre o tema em 40 anos, destaca que poucos países contam com mecanismos adequados para responder às necessidades dos portadores de deficiência.

O número de pessoas com necessidades especiais tem aumentado devido ao envelhecimento da população e á maior ocorrência de problemas de saúde crónicos, como a diabetes, doenças cardiovasculares e mentais.

A grande maioria das pessoas com deficiência - entre 110 milhões e 190 milhões – ainda enfrenta barreiras que vão desde a discriminação até a ausência de serviços adequados de atendimento sanitário e reabilitação, passando por sistemas de transporte e edifícios inacessíveis. Assim, estes cidadãos não têm acesso a um sistema de saúde de qualidade, têm um menor sucesso escolar e menores possibilidades de emprego, além de sofrerem com maiores taxas de pobreza.

Segundo Margaret Chan, directora geral da OMS, "devemos fazer mais para romper as barreiras que segregam estas pessoas, em muitos casos excluindo-as da sociedade".

Para cumprir este objectivo, a OMS e o BM pedem que os Governos acelerem os seus esforços para permitir que os portadores de deficiência tenham acesso aos serviços básicos, além de investirem em programas especializados que permitam que estas pessoas possam desenvolver os seus potenciais.

O estudo ressalta também que nos países mais pobres as crianças com necessidades especiais têm menores possibilidades de prosseguirem os estudos que as demais.

In: Ajudas

Sem comentários: