Teve lugar entre os dias 2 e 6 de Maio 2011 uma visita de estudo de professores e técnicos de educação europeus, ao abrigo do CEDEFOP, sob o tema da educação inclusiva, acolhida pela DGIDC.
Esta visita de estudo teve como objectivo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes europeus e os seus pares portugueses, sendo aqueles provenientes da Alemanha, Noruega, Roménia, Letónia, Hungria, Grécia, República Checa, Polónia, Bélgica, Finlândia, Lituânia e Grã-Bretanha.
O âmbito da visita incidiu sobre a política e medidas de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente, integrados no sistema regular de ensino.
O plano de visitas a escolas da zona de Lisboa incluiu o Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires, Agrupamento de Escolas de Mafra, Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, Agrupamento de Escolas Maria Alberta Meneres, Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo e ainda a CERCICA, um dos Centros de Recursos para a Inclusão que presta serviços de natureza técnica e terapêutica a escolas da zona de Cascais.
As escolas visitadas organizaram sessões com a intervenção de vários actores da comunidade educativa, isto é, direcções de escola, docentes da educação especial, técnicos especializados, pais, alunos e responsáveis das autarquias. Visitaram-se as instalações dos estabelecimentos de ensino, salas de aula, unidades especializadas de apoio à multideficiência, unidades de ensino estruturado para apoio a alunos com perturbações do espectro do autismo, aulas de alunos surdos e mostra de tecnologias de apoio.
As escolas prepararam com empenho o acolhimento do grupo europeu, tendo envolvido vários elementos nas apresentações e testemunhos sobre as experiências de inclusão dos alunos com NEE, de carácter permanente, criando espaço para esclarecimento e discussão sobre os temas apresentados e proporcionando o diálogo directo informal ao longo das visitas entre os docentes das escolas e os colegas europeus.
Do relatório da visita do grupo europeu traduzimos algumas das impressões registadas por este:
Há evidência de excelentes práticas que, se os países tiverem capacidade financeira e empenho, podem ser disseminadas e adoptadas.
Foi inspirador ter a oportunidade de testemunhar, em contacto directo, a excelente relação entre o Ministério da Educação, os Municípios, o pessoal docente, os assistentes operacionais, os terapeutas, os alunos e as famílias. Considerando que este processo de inclusão generalizado em Portugal data de 2008, constatamos grande progresso num tão curto período de tempo.
In: Boletim da DGIDC n.º 12
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