quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alunos do 2.º ano fazem testes intermédios para detetar dificuldades

Os alunos do 2.º ano vão realizar, na sexta-feira, um teste intermédio de Língua Portuguesa e na próxima semana um teste de Matemática. Apesar de os testes serem facultativos, aderiram cerca de 80% das escolas.

De acordo com o Ministério da Educação (ME), aderiram à iniciativa 793 escolas e agrupamentos. "Este nível de adesão abrange cerca de 80% do universo de alunos a frequentar o 1.º ciclo", contou à Lusa fonte do gabinete de imprensa do Ministério.

A finalidade principal dos testes é fazer um diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos: "Os resultados contribuem para uma intervenção pedagógica e didática mais eficaz no 3.º e 4.º anos de escolaridade, podendo ser uma importante ferramenta na prevenção do insucesso no final do 1.º ciclo do Ensino Básico", sublinhou o Ministério de Educação em resposta escrita enviada para a agência Lusa.

Na sexta-feira os alunos do 2.º ano realizam o teste intermédio de Língua Portuguesa e na próxima quarta-feira fazem o de Matemática. Os testes, com a duração de 90 minutos, estão divididos em duas partes de 45 minutos cada, estando prevista uma pausa de meia hora entre as duas partes.

O resultado dos testes intermédios será partilhado com os encarregados de educação e deverá "contribuir para a preparação do ano letivo 2011/2012, dado que os resultados permitirão orientar e regular as aprendizagens dos alunos", explicou o ME.

Esta semana, os encarregados de educação começaram a receber informações das escolas sobre o material que as crianças devem ter no dia do teste. Os alunos do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, na Amadora, receberam uma "informação" dizendo que tinham de levar para a escola "caneta ou esferográfica, azul ou preta; lápis, borracha; régua graduada; seis lápis de cor (azul, verde, castanha, amarelo e duas outras cores).
In: Educare

5 comentários:

Anónimo disse...

Colega, os alunos de educação especial também realizam esta prova? Parece-me mais uma prova de aferição, ou estarei errada?

Luisa

João Adelino Santos disse...

Os testes intermédios são de opção das escolas. Nesse sentido, penso que os alunos com NEE também devem realizar esses testes beneficiando, no entanto, das condições de realização previstas nos respectivos PEI's, pois constituem um instrumento de avaliação. No entanto,penso que caberá aos docentes, da turma e de educação especial, tomarem essa decisão face às características do aluno, um pouco à semelhança dos exames nacionais.
João Adelino

Anónimo disse...

Obrigado colega.
Luisa

Anónimo disse...

os alunos com necessidades educativas especiais fazem testes intermédios 2º ano?

João Adelino Santos disse...

"Anónimo"
Dada a natureza facultativa dos testes, uma vez que só os realizam as escolas aderentes ao projeto, penso que essa decisão compete aos professores do grupo turma e de educação especial, em função das orientações do PEI. Na minha perspetiva, deverão realizá-lo, ainda que com condições de realização, salvo os alunos com CEI.
Abraço