sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Estrutura e avaliação do currículo específico individual: vivências

Um dos objectivos do blog prende-se com a troca de experiências, com o fomentar do debate acerca das questões relacioandas com os alunos com necessidades educativas especiais. Nesse sentido, tendo por base a publicação das alterações ao despacho normativo da avaliação dos alunos do ensino básico, designadamente nos aspectos relativos à avaliação dos CEI, têm surgido algumas questões, dúvidas, mas também colaborações. Uma colega, via mail, enviou-me o seguinte depoimento.
No meu agrupamento, e também naquele em estive no ano passado, os alunos com CEI (2º e 3º ciclos) tinham as suas avaliações afixadas na pauta. Mesmo às disciplinas "alternativas" com as designações como: Matemática Funcional, LP Funcional, Mundo Actual, AVD (Actividades da vida diária), Natação, ... Paralelamente há um relatório descritivo a detalhar cada uma dessas disciplinas, geralmente da responsabilidade do docente de educação especial.
Seria interessante que houvesse troca de experiências, depoimentos, informações para que se faça alguma luz, pois tenho constatado que as práticas formais diferem de escola para escola.

1 comentário:

nelya disse...

No meu Agrupamento às disciplinas de lingua portuguesa e matemática dadas pelo professor de educação especial não aparece qualquer classificação na pauta.Fazemos as sínteses descritivas a todas as disciplinas que o aluno frequenta que são dadas ao encarregado de educação no final do periodo. O professor de educação especial faz um relatório trimestral das actividades desenvolvidas e é anexado à acta de final de periodo. Mas parece que as diferenças entre os vários Agrupamentos é grande.Era bom que se uniformizassem alguns critérios.