terça-feira, 2 de junho de 2009

Um em cada quatro alunos do básico recebe apoio extra

No ano lectivo passado, um em cada quatro alunos do ensino básico foi sujeito a um plano de recuperação, tendo 74 por cento transitado de ano. Mais nove por cento do que no ano anterior, segundo dados do Ministério da Educação.
O plano de recuperação é um conjunto de actividades desenvolvidas na escola para apoiar os alunos que, até à interrupção das aulas no Carnaval, mostrem ter dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o seu sucesso escolar. "Termos cerca de 200 mil alunos, num universo de cerca de 900 mil, com planos de recuperação ou acompanhamento. É um pouco acima daquilo que seria a nossa expectativa", lamenta Valter Lemos, secretário de Estado da Educação.
Contudo, ressalva, "houve um maior número de estudantes a recuperar de maus resultados e a transitar", o que o leva a considerar que esta estratégia tem dado "bons frutos no combate ao abandono e ao insucesso escolar". A tutela pondera alargar esta prática ao ensino secundário.
O relatório referente ao ano lectivo 2007-08 revela que foram elaborados 187.638 planos de recuperação, um número idêntico ao ano lectivo anterior. O 3.º ciclo teve o maior número de alunos abrangidos, com um total de 102.459 (55 por cento), seguindo-se o 2.º ciclo, com 46.739 alunos (25 por cento) e, por fim, o 1.º ciclo, com 38.440 (20 por cento). Entre estes alunos, a taxa de transição foi de 74 por cento, sendo o 2.º ciclo o que apresentou a taxa mais elevada (77 por cento).
Público formato de papel, p. 7
Comentário:
Sem qualquer tipo de crítica antecipada ou subjacente, seria interessante verificar quantos destes alunos deixaram de beneficiar dos apoios especializados, ao abrigo do revogado Decreto-Lei n.º 319/91. Provavelmente, alguns alunos (muitos?!), por apresentarem dificuldades específicas deaprendizagem, não enquadradas no Decreto-Lei n.º 3/2008, não beneficiam dos apoios que deveriam e vão engrossar os números do insucesso.

Sem comentários: