Partilho o acesso a um artigo científico sobre a perturbação do espectro do autismo (PEA) publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders. Destaca-se o abstract.
As crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) demonstraram beneficiar de intervenções implementadas pelos pais (IIP). Esta meta-análise melhorou em revisões anteriores de IIP, avaliando RCTs e múltiplos moderadores potenciais, incluindo indicadores de qualidade de investigação. Cinquenta e um tamanhos de efeitos apresentaram em média benefícios globais moderadamente fortes dos SRCP (g = 0,553), com estudos com menor risco de enviesamento da investigação a produzir estimativas mais baixas (g = 0,47). As classificações dos pais e observadores produziram estimativas médias semelhantes para comportamento positivo/competências sociais (g = 0,603), linguagem/comunicação (g = 0,545), comportamento mal-adaptativo (g = 0,519), e, em menor medida, comportamento adaptativo/competências de vida (g = 0,239). Nenhum outro estudo, intervenção ou característica do participante modera os resultados. Os PII com crianças com DSI tendem a ser eficazes numa variedade de circunstâncias.
Acesso ao artigo (Efects of Parent‑Implemented Interventions on Outcomes of Children with Autism: A Meta‑Analysis) aqui.
Fonte: Recebido por correio eletrónico.
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