terça-feira, 27 de setembro de 2022

Comissão Europeia une esforços com pessoas com deficiência para salvaguardar os seus direitos

No âmbito da sua Estratégia para os Direitos das Pessoas com Deficiência e na sequência da apresentação do pacote para o emprego das pessoas com deficiência, a Comissão Europeia inicia uma campanha de sensibilização intitulada «Juntos pelos Direitos», a fim de garantir que as pessoas com deficiência gozem de direitos e oportunidades iguais.

O pacote para o emprego das pessoas com deficiência, anunciado pela Comissão, visa aumentar a taxa de emprego das pessoas com deficiência e garantir a acessibilidade no local de trabalho.

No dia 28 de setembro de 2022, das 14:00 às 15:00 CET (hora da Europa Central), terá lugar um evento virtual de lançamento da campanha «Juntos pelos Direitos». A comissária Helena Dalli apresentará o evento com a participação de Ioannis Vardakastanis, Presidente do Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência. O evento é organizado para os porta-vozes da deficiência e apoiantes da campanha, estendendo-se o convite aos jornalistas. Para participar no evento, registe-se aqui.

A comissária europeia responsável pela Igualdade, Helena Dalli, afirmou:

«Todas as pessoas devem viver uma vida sem discriminação e usufruir dos seus direitos numa União da Igualdade. Todos temos um papel a desempenhar neste esforço. A campanha Juntos pelos Direitos visa unir esforços com as pessoas com deficiência para promover e defender os seus direitos. Mas o seu sucesso depende da colaboração de todos os países da UE. A título prioritário, apelamos às autoridades nacionais para que estabeleçam metas de aumento da taxa de emprego das pessoas com deficiência.»

Nada sobre nós sem nós

A campanha «Juntos pelos Direitos» foi desenvolvida em consulta com as pessoas com deficiência e em prol das mesmas. Aumentará a sensibilização para os direitos das pessoas com deficiência até junho de 2023, em parceria com cidadãos da UE com diferentes deficiências. Estes «defensores» são ativistas inspiradores no domínio da igualdade. Ninguém está em melhor posição para nos dizer como construir uma União da Igualdade.

Cerca de 87 milhões de pessoas na UE vivem com alguma forma de deficiência. Apesar de alguns progressos, as pessoas com deficiência continuam a enfrentar obstáculos diários e discriminação que as impedem de participar plenamente na sociedade. A situação é mais desafiante para as pessoas com deficiência que são mulheres, vivem em instituições, são oriundas de minorias ou têm antecedentes como refugiados.

Fonte: Recebido por correio eletrónico

Sem comentários: