terça-feira, 21 de março de 2017

Mesa redonda sobre Educação e Surdez

Decorreu na passada terça feira, dia 15, pelas 14.30 horas, uma Mesa Redonda sobre “Educação e Surdez”, na Escola Básica de Santiago Maior do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Beja. 

"A iniciativa foi organizada pela equipa da Unidade para a Educação de Crianças e Jovens Surdos de Beja, e pretendeu gerar dinâmicas de articulação entre os vários serviços do distrito para melhor sinalização e encaminhamento das crianças.

Estiveram presentes a Diretora do Instituto de Segurança Social, a Diretora do Centro de Saúde de Beja, a Direção do Agrupamento Nº1, equipas locais de Intervenção Precoce, departamentos de Educação Especial do distrito, profissionais de Psicologia e Saúde.

O Agrupamento de Escolas Nº1 de Beja integra uma rede nacional de escolas que detêm equipas multidisciplinares direcionadas para a Educação de Surdos. Estas equipas são compostas por docentes de educação especial especializados em surdez, terapeutas da fala, docentes de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e intérpretes de LGP que, em conjunto, trabalham no sentido de formar cidadãos surdos de pleno direito.

Foi realizada uma breve comunicação acerca do trabalho especializado que a Educação Bilingue de Alunos Surdos legalmente preconiza, onde se frisou que não se pode dissociar a aquisição da linguagem natural da criança surda das outras áreas do desenvolvimento pessoal e social.

Seguidamente, foram debatidos os constrangimentos que persistem no Alentejo quanto à definição de um percurso claro que permita encaminhar as famílias por forma a terem disponíveis todos os recursos benéficos para o desenvolvimento da criança.

Os participantes frisaram que se pretende que a família da criança surda receba toda a informação necessária, através do contacto precoce com técnicos especializados tanto na vertente médica como na vertente educacional. É importante passar às famílias a informação de que o seu filho/a deverá ter disponíveis todos os recursos simultaneamente, sejam auditivos ou visuais, para que possa desenvolver ao máximo as suas capacidades.

Como forma de ultrapassar as dificuldades de conexão entre os vários serviços de que a criança usufrui ao longo do seu crescimento, resultou desta mesa redonda a elaboração de um documento que procurará implementar a criação de protocolos de encaminhamento que uniformizem os procedimentos", refere a nota de imprensa, enviada à nossa redação.

Fonte: Rádio Voz da Planície por indicação de Livresco

Sem comentários: