segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SEMINÁRIO: “DESPORTO COMO FATOR DE INCLUSÃO”

A importância da prática desportiva por parte dos cidadãos com deficiência está em análise num seminário que decorre nos dias 2 e 3, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.

O encontro “Desporto como Fator de Inclusão”, organizado pela Câmara Municipal, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, pretende abordar as vantagens da atividade física nas pessoas com deficiência, independentemente do nível de prática alcançado e numa perspetiva terapêutica, educativa, de lazer e de alto rendimento.

Atletas, treinadores e técnicos ligados ao desporto adaptado abordam diversas modalidades desportivas e diferentes tipos de deficiência, nomeadamente auditiva, visual, motora e intelectual.

Está ainda prevista uma reflexão direcionada sobretudo para a discussão da importância do exercício físico em pessoas que sofreram transplantes de órgãos.

O encontro tem início no dia 2, às 09h30, com uma sessão de abertura que conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Diogo Nabais, e do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos.

Segue-se uma conferência, às 10h00, moderada por José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, na qual intervém o vereador com os pelouros do Desporto e da Inclusão Social na autarquia, Pedro Pina.

Na mesma conferência, Nuno Januário, professor da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, aborda o tema “Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência”, e António Neves, embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, fala sobre “Ética Desportiva e Deficiência”.

“Sentir a Prática Desportiva” é o tema do primeiro painel, com início às 11h30, que tem como moderador o jornalista e escritor Nelson Nunes, e conta com os testemunhos de judocas surdolímpicos, de uma praticante de goalball e do ex-pugilista Jorge Pina, que perdeu a visão e dedicou-se, entretanto, ao atletismo.

Da parte da tarde, o tema “Mente e Desporto” é abordado e dois painéis, com moderação de Maria José Sobral, professora especializada em Educação Especial, às 14h30m, e da jornalista Lídia Cristo, a partir das 16h30m.

O encontro prossegue no dia 3, às 10h00, com “Importância do Exercício Físico no Pré e Pós-Transplante”, painel que conta com testemunhos de atletas e especialistas nesta área.

Na parte tarde, após um momento musical com o Ensemble Juvenil de Setúbal, dirigido por Rui Borges Maia, com início às 14h30m, há um quinto painel que aborda o tema “Adaptar, Recriar e Praticar”, com a partilha de experiências de técnicos, treinadores e atletas de diversas modalidades de desporto adaptado.

A sessão de encerramento, agendada para as 16h30m, está a cargo do vereador Pedro Pina.

A participação no seminário “Desporto como Fator de Inclusão”, aberto à população em geral e com interpretação em língua gestual portuguesa, está sujeita a inscrição, até 30 de novembro, na Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal ou através do telefone 265 545 170, do fax 265 545 179 ou do correio eletrónico disoc@mun-setubal.pt.

A iniciativa conta com as parcerias da 20 Desafiar Associação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Fonte: CMS/Zoomonline por indicação de Livresco

Sem comentários: