quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Semana da Inclusão em Loures

Um jantar às escuras e um almoço em silêncio são algumas das iniciativas que decorrem a partir de quarta-feira em Loures, no âmbito da Semana da Inclusão, que pretende alertar consciências para os direitos das pessoas com deficiência.

A Semana da Inclusão decorre entre os dias 30 de novembro e 07 de dezembro e será assinalada em Loures com várias iniciativas que pretendem envolver vários parceiros locais e trabalhadores do município, explicou à agência Lusa a vereadora com o pelouro da Coesão Social, Maria Eugénia Coelho.

Achamos que em Loures é urgente refletir sobre este tema. As respostas no concelho para pessoas com deficiência com mais de 18 anos são nulas. Por isso, queremos com este dia ajude a enriquecer mais a comunidade, proporcionando-lhe experiências concretas”, sublinhou.

Uma das experiências terá lugar na quarta-feira, num jantar que será servido na escuridão e que, segundo a autarca, visa “suscitar a tomada de consciência para as dificuldades e realidades vividas pelos invisuais”.

O jantar, que decorrerá a partir das 20h00 no refeitório municipal de Loures, é dirigido a vários parceiros sociais e locais, entre os quais professores e empresários.

Outra experiência que irá decorrer em Loures será um almoço dirigido aos trabalhadores municipais, durante o qual os intervenientes terão de passar toda a refeição em silêncio, “sem poder trocar uma palavra”.

Irão decorrer outras atividades, como uma mostra bibliográfica sobre livros inclusivos, uma exposição de pintura coletiva e animações de leitura.


Estamos muito otimistas, porque acreditamos que serão iniciativas capazes de envolver toda a comunidade e sensibiliza-la para esta problemática”, concluiu.

Fonte: Observador por indicação de Livresco

Sem comentários: