sábado, 22 de outubro de 2016

Escola sem lugar para criança com epilepsia

Filipa tem três anos e desde os seis meses de vida que sofre de um tipo de epilepsia que lhe provoca convulsões. A menina começou este ano a frequentar o ensino pré-escolar na aldeia de Enxames, no Fundão, mas por ainda não ter sido atribuída ao estabelecimento uma assistente operacional especializada, o agrupamento de Escolas João Franco informou os pais, na quinta-feira, que a criança não podia continuar a ir às aulas. 
"Disseram-nos que a Filipa não podia continuar a ir à escola até o ministério enviar alguém qualificado para cuidar dela de forma adequada. Fiquei revoltada porque ao longo deste mês fui eu que lhe dei apoio na escola e estava disposta a continuar até chegar uma técnica", afirma Lauriana Pombo, mãe da menina. 
A encarregada de educação assegura que Filipa, que nos últimos três anos apenas teve contacto com a família e com médicos, "apresentou bastantes melhorias de desenvolvimento ao longo do último mês por ter convivido com outras crianças", e teme que o afastamento da escola e dos amigos a faça regredir. 
Armando Anacleto, diretor do agrupamento, disse (...) que a funcionária foi pedida à tutela há cerca de um mês e acredita que na próxima semana haverá resposta.


Fonte: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: