terça-feira, 4 de outubro de 2016

20% dos alunos têm sintomatologia depressiva

Cerca de 20% dos adolescentes que estiveram envolvidos no projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “+Contigo”, no último ano letivo, apresentavam sintomatologia depressiva. 
Ontem, na apresentação dos resultados de 2015/2016, José Carlos Santos, coordenador do projeto e docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), revelou que «as raparigas apresentam maior vulnerabilidade de saúde mental comparativamente aos rapazes» e que «os indicadores de saúde mental se agravam à medida que avançam os anos lectivos». 
O “+Contigo”, que tem como promotores a ESEnfC e a Administração Regional de Saúde do Centro e está no terreno há sete anos, tem vindo a aumentar o número de parceiros, englobando hoje escolas de todo o país, hospitais, agrupamentos de centros de saúde e autarquias. 
No último ano letivo, envolveu na sua intervenção em meio escolar cerca de 5.100 alunos (do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário) de 69 escolas e colégios, tendo validado os inquéritos realizados a um total de 4.883 adolescentes.

Fonte: Diário de Aveiro por indicação de Livresco

Sem comentários: