quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cyberbullying a crianças aumenta em Portugal

A informação é revelada num estudo europeu que comparou dados de 2014 e 2010. Enquanto em 2010 apenas dois por cento dos inquiridos foram vítimas de cyberbullying, em 2014 os números apontam para os cinco por cento em crianças entre os nove e os 16 anos. São números da EU Kids Online/Net Children Go Mobile, que acompanham os dados de outros seis países europeus analisados. O Dia Europeu da Internet Mais Segura foi assinalado na terça-feira.

Em Portugal, Dinamarca, Itália, Irlanda, Roménia, Bélgica e Reino Unido, os dados mostram um aumento dos oito para os 12 por cento. O crescimento aconteceu sobretudo entre as raparigas, e entre o grupo mais jovem do estudo (nove aos dez anos). 

Dos dados recolhidos, realce ainda para o crescimento de mensagens na internet como mensagem de ódio, mensagens pró-anorexia ou até mesmo de mensagens sobre dor autoimposta. Mensagens de cariz sexual diminuíram ligeiramente, tal como os contactos online com pessoas que as crianças não conhecem face-a-face.

O estudo junta os dados de 2010 daEU Kids Online (financiado pela União Europeia e coordenado pela London School of Economics and Political Science) que entrevistou 25 mil europeus em 25 países, com os dados mais recentes, de 2014, daNet Children Go Mobile, que questionou 3.500 pessoas em sete países, na mesma faixa de idades que usam a internet (nove aos 16 anos), acrescentando um enfoque nos aparelhos móveis. 

Continuação da notícia aqui.

Fonte: RTP por indicação de Livresco

Sem comentários: