sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Chegou o primeiro despertador 'low cost' para surdos

Um grupo de engenheiros brasileiros desenvolveu um despertador destinado a pessoas com deficiência auditiva. A mesma equipa desenvolveu também um porta-chaves que ajuda a localizar as pessoas idosas ou com problemas mentais.

O despertador, com o nome de 'Wake Up Deaf', custa apenas 80 reais (cerca de 25 euros), um valor muito inferior ao dos outros produtos do género que custam, em média, 300 reais (cerca de 96 euros).

Ao contrário dos outros aparelhos, o 'Wake Up Deaf' apenas vibra e, para o configurar, basta colocar a hora, no telemóvel, a que se deseja acordar.

Quando chega à hora marcada, o telemóvel estabelece uma ligação, via Bluetooth, para que o aparelho comece a vibrar.

A criação deste produto nasceu de uma necessidade de um dos seus fundadores, Pedro Moraes, que é surdo e mudo, e que, por isso, tinha dificuldade em usar os despertadores convencionais.

"Como a vibração dos telemóveis é fraca, torna-se necessário colocá-lo debaixo da almofada e isso pode ser prejudicial à saúde, devido às ondas de rádio transmitidas", explica Raul Ribeiro, outro dos mentores do projeto (...).

Raul é tradutor de linguagem gestual pelo que está em constante contato com associações de apoio a deficientes auditivos, onde percebeu a ausência de um despertador para surdos, eficaz e económico, no mercado.

Fonte: Boas Notícias por indicação de Livresco

Sem comentários: