quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Alunos do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches alertam para a deficiência

Cerca de 30 alunos de uma turma da Escola Francisco Sanches (EFS) sentiram ontem, as dificuldades vividas por quem tem de circular em cadeiras de rodas.
Num percurso delineado no hall de entrada da grande nave do Parque de Exposições de Braga, os jovens tiveram de contornar alguns obstáculos como postes no meio do passeio, piso em mau estado, desníveis e automóveis estacionados em cima do passeio.
Tratou-se da parte mais ‘visível’ do projeto ‘Escola Alerta!’ que está a ser desenvolvido a nível nacional, e que visa sensibilizar os alunos para as questões relacionadas com a deficiência, e cuja demonstração decorreu no âmbito do Dia do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches (AEFS), da Feira do Livro de Braga. “O objetivo é sensibilizar os alunos e pô-los a intervir ao nível da eliminação de barreiras arquitetónicas. Dinamizamos este projecto para pô-los a pensar”, disse a professora Agostinha Fernandes.
A mesma docente afirmou, ainda, que os alunos da EFS, já têm vindo a trabalhar o tema da deficiência ao longo do ano. “Já foi lá à escola um senhor que ficou numa cadeira de rodas devido a um acidente, e um professor cego falar sobre as dificuldades que sentem as pessoas com deficiência”, afirmou Agostinha Fernandes.
Além do percurso, os alunos distribuíram alguns marcadores de livros com desenhos feitos por eles e fazendo alusão aos princípios da integração, da igualdade de oportunidades, da participação, da vida independente e da participação. (...)
In: Correio do Minho por indicação de Livresco

Sem comentários: