terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Igual e diferente

Como é difícil encontrar duas coisas iguais!!! Digamos duas coisas que pareçam mesmo iguais (porque sabemos que iguais, iguais nunca serão). Ficamos boquiabertos quando vemos dois objetos que parecem mesmo iguais! E no entanto é a diferença que parece mais incomodativa, mais inédita e estranha. 
Mas vamos ver: se vivemos rodeados de diferença, porque é que ela nos incomoda? Porque é que continuamos a procurar a igualdade e a homogeneidade? Será masoquismo? Será uma resoluta recusa do mundo em que vivemos? Será uma tentativa de remediar o mundo - por o acharmos incurável a não ser através da "mesmice"? Será que não nos conformamos com a diferença e queremos reduzi-la ou mesmo eliminá-la? 
O maior problema é que criamos serviços que estão habituados a responder ao "homem comum" e como as pessoas são "incomuns" estes serviços que aparentemente seriam universais tornam-se para alguns. 
Para os comuns. Será que "isto" tem a ver com a Educação?

David Rodrigues
(Publicado no FB)

Ao ler o texto do Prof. Doutor David Rodrigues surgiu,  posteriormente, a indicação do vídeo que se segue. Já foi divulgado há algum tempo, mas, pela pertinência, penso que ilustra o texto acima.

Sem comentários: