quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Comunidade Europeia lança plano de ação para digitalizar ensino europeu

Os progressos na utilização de tecnologias no ensino têm sido grandes, mas não impedem que entre 50 a 80% dos alunos nunca tenha usado manuais escolares e muitos continuem sem acesso a PC, uma realidade que a CE (Comunidade Europeia) quer mudar.
A iniciativa lançada hoje é uma reação europeia aos resultados de um estudo apresentado em abril deste ano, sobre a realidade da utilização de equipamentos e serviços digitais nas escolas. 
Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação é um plano de ação que visa contribuir para melhorar as respostas das escolas europeias à necessidade de criar competências digitais nos seus alunos, um requisito que deverá ser exigido por 90% dos empregos até 2020. 
A iniciativa é apoiada num novo site, que permitirá a estudantes, profissionais do sector e estabelecimentos de ensino partilhar recursos educativos abertos e sem limites à utilização. 
A iniciativa tem três objetivos principais: criação de oportunidades de inovação para organizações, professores e estudantes; maior utilização de recursos educativos abertas; melhor infraestrutura TIC e melhor conectividade nas escolas. 
No que se refere à maior utilização de recursos educativos abertos, a CE pretende garantir que os materiais didáticos produzidos com financiamento público são acessíveis a todos. 
A pesquisa realizada pela CE tinha revelado que 60% das crianças com nove anos, o que em Portugal corresponde à fase final do primeiro ciclo, nunca tinham usado um equipamento digital nas respetivas escolas, enquanto 50 a 80% dos estudantes nunca usaram manuais digitais, software para exercícios, jogos didáticos nem tiveram acesso a emissões de TV ou podcasts. 
Os mesmos dados mostravam que o desafio do reforço das competências digitais se coloca nos vários níveis de ensino, incluindo nas universidades, onde a procura deve aumentar nos próximos anos e se torna mais urgente adaptar os métodos de ensino tradicionais às novas realidades do mercado.
In: Tek Sapo por indicação de Livresco.

Sem comentários: