segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Antipsicóticos gratuitos a partir de 2011

A disponibilização de antipsicóticos a doentes mentais graves assistidos nos serviços de psiquiatria, através destes serviços, vai passar a ser gratuita a partir do início de 2011.


A garantia foi dada pela ministra da Saúde, Ana Jorge, na sessão de abertura da conferência europeia “Promover a Inclusão Social e Combater o Estigma para uma Melhor Saúde Mental e Bem-Estar”, a decorrer no Hotel Altis, em Lisboa.
“A medida destina-se a doentes com maior necessidades destes medicamentos e que não podem parar com a medicação”, descreveu a responsável.
A ministra Ana Jorge anunciou, também, a “elaboração e divulgação de guias de orientação sobre a prescrição racional de psicofármacos”, “a promoção de um estudo sobre padrões de prescrição prevalentes” relativamente aos psicofármacos em Portugal. E por último, o desenvolvimento de um “programa de formação de médicos de Medicina Geral e Familiar sobre a utilização racional de medicamentos para tratamento de doenças psiquiátricas”. 
Este novo pacote de medidas, decidido pelo Governo, numa articulação do Infarmed com a Coordenação Nacional para a Saúde Mental, visa, por um lado, promover a integração na sociedade do doente mental. E, por outro lado, combater a prescrição excessiva de medicamentos.

Sem comentários: