terça-feira, 4 de maio de 2010

“O Capitão AVAPE contra o Fantasma Autismo”

Por sugestão da Cristina, frequentadora assídua do Incluso, disponibilizo uma interessante história, cujo tema é explicar às crianças a problemática do autismo. Trata-se de um texto publicado pelo Grupo de Saúde Mental da Associação para a Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE).
Uma nota explicativa sobre o texto.
Este manual foi elaborado pelo Grupo de Saúde Mental da AVAPE, em parceria com o Projeto Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP, com o objetivo de informar e esclarecer as pessoas sobre o autismo.
O autismo, para fins diagnósticos, é encontrado no DSM IV-TR e na CID 10, dentro da classificação dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
O conceito mais utilizada desde 2001 é “continuum autistico”, sendo também evidenciado como transtorno do espectro autista. Contudo, clinicamente, para pais e cuidadores, a linguagem coloquial de fácil entendimento usualmente utilizada é Autismo.
Por meio de uma linguagem simples e acessível, o Manual expõe as principais características de diagnóstico do autismo, que podem ser observadas pelos pais e cuidadores desde a primeira infância.
História "O Capitão AVAPE contra o Fantasma do Autismo"

1 comentário:

Atena disse...

Obrigada, antes de mais... Procuro muito por "campanhas" deste género porquer me parecem importantes... e não tenho encontrado! Gosteí e vou divulgar.
Muito obrigada prof. João
Abraço
Cristina