quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Falando com quem faz..."



A Pró-Inclusão vai realizar uma actividade que me parece interessante e útil. Um sábado por mês, vai haver oportunidade de divulgar práticas, trocar opiniões, partilhar saberes e dúvidas. Penso que esta actividade é muito enriquecedora, no sentido da troca de experiências, partilha de angústias, procura conjunta de respostas e, acima de tudo, leva a quebrar as fronteiras físicas do espaço da sala de aula e da escola.

A associação ainda é recente mas tem procurado implementar uma dinâmica própria. Neste sentido, lançava um "desafio" à associação, que procurasse descentralizar este tipo de acções, assim como outras, procurando realizá-las em outros locais do país! Certamente que os professores de Educação Especial agradecem!


Programa para 2009/10:
30/01/2010 “Utilizando a CIF”
Dinamizador:Francisco Ramos Leitão

20/02/2010 “Processo de identificação das NEE”
Dinamizador:Ana Paula Joaquim

20/03/2010 “Unidade de Ensino Estruturado – Autismo”
Dinamizador:Paula Alves

17/04/2010 “Unidade de Multideficiência”
Dinamizador:Isabel Lopes e Fernanda Godinho

22/05/2010 “Respostas Diferenciadas no âmbito dos PIT: uma experiência"
Dinamizador: Jorge Humberto

19/06/2010 “Transição para a vida activa – Desenvolvimento de Experiências Sócio-Ocupacionais“
Dinamizador: Ana Rosa Trindade

25/09/2010 “A utilização das TIC nas NEE”
Dinamizador:Henrique Santos

30/10/2010 “Clube de pais” "Formação Parental”
Dinamizador: Isabel Lopes, Alexandra Severiano e Isilda Louro


Mais informções aqui.

2 comentários:

Atena disse...

Olá, e um grande bem haja para estes queridos profissionais de cujo esforço e dedicação, dependem muitas vidas (crianças com NEE e seus pais). Também já conhecia esta associação, já a tinha visitado no site inclusivé, porque apesar de não ser professora sou mãe e é sobretudo em vcs que deposito a minha maior esperança... especialmente quando temos um diagnóstico que nos diz não haverem curas, apenas evoluções baseadas em trabalho "pedagógico" e muita dedicação ... Parece-me importantíssima para vcs profissionais: tornar possivel a partilha de experiencias, de práticas, de angústias como muito bem diz - porque quem se dedica tem de as sentir - elas fazem parte do vosso trabalho tão especial. Mas também a partilha das vitórias, porque existem muitas concerteza e essas são o melhor incentivo.
Além do mais, as uniões contribuem para fortalecer posições, marcar um espaço na sociedade, demarcar terrenos e encetar lutas que são sempre necessárias para alterar situações.
Desejo que este projecto seja um sucesso, que se unam e que as vossas "reinvidicações" sejam respeitadas. A ser assim, dignificar-se-á cada vez mais a situação das NEE no nosso país, que por vezes me parece também tão segregada e posta à margem.
Muita força para todos,
Grande abraço
Cristina

João Adelino Santos disse...

Cristina
Obrigado pelo ioncentivo, pela motivação que vai deixando nos seus comentários!
É sempre com enorme prazer que os leio!
Abraço e Bom Natal
João