quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Livro Verde "Mobilidade dos Jovens para fins de Aprendizagem"

A Comissão Europeia colocou para discussão pública, até 15 de Dezembro, o Livro Verde «Mobilidade dos Jovens para fins de Aprendizagem», onde também é referida a mobilidade dos grupos mais desfavorecidos, nomeadamente, os jovens com necessidades especiais.

É necessário chegar aos grupos que tendem a ficar excluídos das oportunidades de mobilidade. Os argumentos a favor da mobilidade na aprendizagem (desenvolvimento de capacidades para enfrentar a globalização, reforço da competitividade e da coesão social) tornam-se ainda mais válidos no caso dos grupos mais desfavorecidos, uma vez que são também os grupos mais vulneráveis. Qualquer medida a favor da mobilidade deve visar, em especial, a inclusão daqueles que já se deparam com dificuldades específicas, como os grupos com maiores carências sociais e económicas, as pessoas com necessidades especiais e as populações migrantes menos favorecidas. Os programas Aprendizagem ao Longo da Vida, Juventude em Acção e Erasmus Mundus fornecem apoio específico às pessoas com necessidades especiais. Esta prática poderia ser alargada a outros programas e projectos de mobilidade, uma vez que os benefícios obtidos em termos de desenvolvimento pessoal com este tipo de mobilidade são particularmente importantes para estes grupos. (p. 13)
Se desejarem contribuir para a discussão pública poderão fazê-lo preenchendo o questionário em: http://ec.europa.eu/yourvoice/ipm/forms/dispatch?form=greenpaper&lang=pt

Sem comentários: