quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Várias iniciativas assinalam hoje Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Várias iniciativas assinalam hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, quando o número de pessoas com deficiência inscritas nos centros de emprego subiu 32 por cento entre Dezembro de 2007 e Outubro de 2009, segundo dados oficiais.
Os dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social (MTSS) à agência Lusa indicam que estavam 6490 pessoas inscritas em Dezembro de 2007, enquanto em Outubro de 2008 eram 8587.
Os dados não disponibilizam o número total de pessoas com deficiência no desemprego. O Governo salienta contudo que, em média, o investimento financeiro em medidas de emprego e formação profissional específicas abrange anualmente cerca de 13 300 pessoas com deficiência.
O MTSS lembra que as empresas que contratem pessoas com deficiência recebem subsídios de compensação, de adaptação de postos de trabalho e um outro para eliminação de barreiras arquitectónicas.
Hoje, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realiza-se no Centro Cultural de Belém a Conferência Internacional subordinada ao tema ‘A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Um desafio para a igualdade e autonomia’, organizada pelo Instituto Nacional da Reabilitação.
Por seu lado, a CP - Comboios de Portugal oferece hoje viagens em todos os seus comboios aos «clientes com necessidades especiais e a um acompanhante». O objectivo da iniciativa, nota a CP em comunicado, é «contribuir para uma maior compreensão dos assuntos relativos» à causa das pessoas com necessidades especiais, e também «mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com deficiência».
Paralelamente, a empresa Metro do Porto anunciou que tem disponível um serviço «inédito a nível mundial» destinado a auxiliar invisuais e amblíopes nas suas viagens de metropolitano.
O serviço NAVMETRO - informação e navegação na rede do Metro do Porto, disse à Lusa fonte da empresa, é «uma ferramenta altamente inovadora», que permite aos clientes invisuais serem 'conduzidos' nos vários momentos de utilização do sistema - escolha de título, validação, encaminhamento no interior da estação -, disponibilizando igualmente informação genérica sobre o Metro - linhas, horários, títulos.

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