sábado, 19 de setembro de 2009

Manuela Cunha (CDU) defende a integração consciente dos deficientes no ensino

O objectivo é visitar nos 12 concelhos do distrito de Bragança instituições de diversos tipos na área económica, cultural e também social. Durante a manhã Manuela Cunha esteve nas actuais instalações da Cooperativa de Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros (CERCIMAC), que a deputada considerou estar em boas mãos e no bom caminho.

“A primeira impressão quando se chega aqui é que realmente esta CERCI está muito bem entregue, a pessoas muito jovens com uma grande força e uma grande vontade de construir aqui um projecto com pés para andar e sólido”, constatou Manuela Cunha.

A candidata considera este tipo de instituições fundamentais na sociedade, e criticou o Governo pela forma forçada de inserir pessoas com deficiências no ensino.

“As CERCI’s têm um papel muito importante no apoio a um certo tipo de população que se sente normalmente muito desprotegida, não só as próprias pessoas com deficiência mas também as suas famílias. Houve uma tentativa por parte deste Governo de forçar de uma forma desequilibrada, a entrada de pessoas deficientes no ensino normal”, sublinhou Manuela Cunha, acrescentando que apesar de ser a favor da inclusão de pessoas deficientes na comunidade há que ter em atenção a especificidade de cada caso. “Há casos muito complicados em que é muito difícil integrar no ensino normal. Há deficiências de vários graus e há alguns casos em que realmente é muito difícil haver a inclusão e tem que haver muito apoio, e não nos parece que o ensino normal tenha condições para uma verdadeira inclusão. Temos que adequar as coisas às necessidades, não podemos acabar com uma coisa e passar imediatamente para outra”.

(...)

Macedo de Cavaleiros vai ter Lar Residencial e um novo Centro de Actividades Ocupacionais para pessoas com deficiência

O concelho de Macedo vai ser dotado com um Lar Residencial e um novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), com capacidade para acolher respectivamente 24 pessoas com deficiência em regime interno e 30 como externas. Ao ter doado o terreno para a construção da infra-estrutura, com um valor de mais de 200 mil euros, e ao ter atribuído uma comparticipação financeira à referida construção até ao montante de 150 mil euros, a Câmara Municipal de Macedo garantiu a aprovação deste projecto de extrema importância para o concelho e para o distrito. A construção do empreendimento vem colmatar, deste modo, a insuficiência de respostas sociais na área da deficiência e, uma vez em funcionamento, irá também criar mais de 20 postos de trabalho directos.

O edifício vai ficar localizado no lugar do Padrão, em Macedo de Cavaleiros, e ocupará uma área de mais de quatro mil metros quadrados. O Lar Residencial vai permitir melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, pretendendo proporcionar-lhes o conforto de um lar, ocupação de tempos livres e ainda apoio especializado. O CAO vai possibilitar dar continuidade ao trabalho desenvolvido actualmente pela CERCIMAC, num novo espaço com condições para dar resposta a um maior número de solicitações. O CAO será dotado de quatro salas de actividades, casas de banho adaptadas, refeitório, sala de convívio e bar. No edifício ficará também instalada a Sala de Snoezelen, um espaço de estimulação multissensorial e de relaxamento, destinado a pessoas com deficiência moderada/grave, com o objectivo de complementar a estimulação realizada pelos técnicos da instituição.

A obra representa um investimento no montante de cerca de um milhão de euros e tem assegurado financiamento em cerca de 75 por cento pelo POPH, Programa Operacional Potencial Humano.
Jornal Terra Quente online

Sem comentários: